sexta-feira, 29 de setembro de 2023

DE VAGABUNDO A POLÍCIA

 

Há mudanças de vida nos cães que dificilmente acontecerão às mulheres e aos homens. Será porque as pessoas, como tantas vezes tenho ouvido dizer por aí, gostam mais de cães do que umas das outras? Se é, algo de muito errado está a acontecer com elas, porque até os próprios cães se constituem em matilhas! Tudo isto passa a leste do “SID”, um Pastor Belga Malinois que foi encontrado a vaguear pelas ruas de Cardiff, no País de Gales. Acabou acolhido pela CARDIFF DOGS HOME e quando ficou disponível para adopção ingressou temporariamente na POLÍCIA DE GALES DO SUL.

A citada polícia informou que o Sid passou com sucesso a avaliação a que foi sujeito, sendo agora um cão polícia de uso geral totalmente licenciado. A inspectora Elen Reeves disse: “É um prazer ver o que o PD Sid se desenvolveu no treino desde que ingressou na Polícia de Gales do Sul, de onde começou como um cão abandonado a vagar pelas ruas de Cardiff até se tornar um membro muito querido e valorizado do TeamSWP (da polícia), onde esperamos que ele tenha uma carreira longa e feliz aqui connosco na seção canina. “Estou extremamente grata pelo trabalho que a Cardiff Dogs Home faz e pelo apoio que nos dão. O Sid é um excelente exemplo da parceria que temos.”

Lá como cá e em todo o lado, há sempre alguém à espera que um cão bom caia no meio da rua para o apanhar ou que uma velhota já não se aguente com o valente cão que tem em casa e esteja na disposição de se livrar dele. Seria bom que a ração que a polícia de Gales do Sul dá aos cães seja capaz e própria para o serviço que os animais desempenham, não uma “ração de combate” (1) com um percentual de proteína abaixo dos 15% e com um percentual de gordura abaixo dos 8%, como sucede em países onde os tratadores, se querem ter os cães que lhes estão distribuídos em razoáveis condições, vêem-se obrigados a subsidiar, às escondidas ou às claras, a alimentação dos seus parceiros caninos. Apesar de esporadicamente céptico, sou de predominância optimista e creio que o SID vai ter a barriguinha mais aconchegada do que quando andava a vaguear pelas ruas da capital galesa.

(1)Termo que na gíria cinotécnica é usado para designar uma ração que é boa para todos, menos para os cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário