quinta-feira, 7 de setembro de 2023

LAGUNA BEACH: NOVA LEI PARA REGULAMENTAR O LADRAR CANINO

 

Na cidade californiana de Laguna Beach, nos Estados Unidos foi aprovada uma nova lei que regulamenta o ladrar dos cães e que define quando alguém deve chamar a polícia para se queixar dos seus donos. "O que a cidade está a tentar fazer é avançar na direcção de um padrão mais baseado em evidências, porque anteriormente a definição de latidos incómodos estava essencialmente 'nos ouvidos de quem os ouvia'", disse Penny Milne, vereadora da cidade de Laguna Beach (na foto seguinte). “Se um vizinho pensasse que era um incómodo, então isso seria qualificado como um incómodo, o que era uma desvantagem para o dono do cão”. Pela nova portaria, a partir de amanhã, sexta-feira, uma denúncia poderá ser registada no Laguna Beach Animal Control quando o denunciante gravar 30 minutos de latidos incessantes ou documentar 60 minutos de latidos intermitentes num período de 24 horas. Os policias poderão então emitir uma advertência aos infractores ou uma multa de 100 dólares, que pode chegar a 500 para infracções subsequentes.

"Gostei. Acho que é uma óptima ideia", disse a moradora Hailey Gill. “Sei que para mim ter paz é muito importante. Sou uma pessoa muito tranquila, então quando estou no meu quintal e os cães começam a ladrar isso atrapalha-me. Acho uma boa ideia.” A pitoresca cidade litoral é conhecida por ter bairros montanhosos onde as casas são construídas próximas umas das outras, o que faz com que o ladrar dos cães possa ser ouvido em vários quarteirões. Um proprietário canino, Scott Rydholm, recusou a ideia de alguém ser forçado a gravar um cão a ladrar por 30 minutos consecutivos. “Isso também me parece um pouco excessivo”, disse Rydholm. “Após 30 minutos de gravação de um cão a ladrar para reclamar, os donos deverão saber qual a coisa certa a fazer. E se o cão estiver a latir assim, eles deverão cuidar dele.”

Penso que a nova redacção desta lei em Laguna Beach serve mais os donos que não têm controlo sobre os seus cães do que aqueles que são incomodados por eles. Creio que existirão muitos eleitores com cães nesta pequena cidade californiana, mas nem todos com o controlo necessário sobre os seus pets. Por outro lado, é possível que haja por lá alguma gente com sérias dificuldades de raciocínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário