sexta-feira, 15 de setembro de 2023

A SINGAPORE AIRLINES (SIA) PEDE DESCULPA A UM CASAL DE PASSAGEIROS

 

O transporte de cães nos aviões ao lado dos seus donos tem gerado muitas polémicas entre as companhias aéreas e os seus passageiros, optando muitas por remeter os animais para o compartimento da carga, excepção feita aos cães-guia. A Singapore Airlines (SIA) pediu desculpas a um casal neozelandês depois que eles se sentaram ao lado de um passageiro com um cão. Gill e Warren Press estavam a viajar num voo da SIA de Paris para Singapura em junho, quando descobriram que o passageiro no assento da classe económica premium ao lado deles tinha um cão. A senhora Press disse ao site de notícias da Nova Zelândia Stuff que ouviu um barulho de “bufa forte”. Quando o casal olhou para baixo, perceberam que era o animal, que se estava a descuidar, a ocupar o espaço para as pernas e a babar a perna do seu marido, acrescentou ela. Disse também que ouviu o dono do cão a contar para outro passageiro que viajava com o animal porque estava ansioso. O casal incomodado foi transferido para dois assentos na classe económica após a descolagem, disse a SIA no sábado (9 de setembro) em resposta às perguntas da CNA. Após uma reclamação por e-mail, a companhia aérea ofereceu a cada um deles um voucher KrisShop de 73 dólares, o que o casal rejeitou. A SIA então aumentou a sua oferta para um voucher de viagem de sensivelmente 168 dólares por pessoa, mas a oferta foi mais uma vez rejeitada.

A companhia aérea singapurense disse no sábado que “se esforça para notificar os clientes” que possam estar sentados ao lado de um cão-guia antes do embarque, acrescentando que quando os passageiros solicitarem a transferência, serão recolocados na mesma cabine se o espaço permitir. “No caso do Sr. e da Srª Press, não conseguimos mudá-los dentro da mesma cabine, porque a cabine da classe económica premium estava lotada. "A nossa tripulação ofereceu-se para transferir o Sr. e a Sra. Press para dois assentos vazios na classe económica, o que eles aceitaram após a descolagem." A companhia aérea acrescentou que está em contacto com o casal para prestar a assistência necessária sobre o assunto. Após uma mudança de política em abril, a SIA proíbe agora os passageiros de voar com os seus cães de apoio emocional na cabine (procedem do mesmo modo muitas companhias norte-americanas). Cães-guia são permitidos a bordo dos voos da Sia ao lado dos seus parceiros humanos. No seu site, a SIA descreve os cães-guia como animais treinados para realizar determinadas tarefas de assistência a pessoas com deficiência e descreve os cães de apoio emocional como cães de companhia que aliviam deficiências psicológicas.

Singapura é sinónimo de muito dinheiro e o Grupo Singapore Airlines também. No passado dia 17 de julho, a SAI reportou um lucro líquido de 555 milhões de dólares no segundo trimestre de 2023, superando em 98% os 297,5 milhões do ano anterior, ocasião em que registou o seu maior lucro anual – 2,2 bilhões de dólares registados nesse ano fiscal, graças à muita procura e à menor competição em determinadas rotas. Terão os Press conhecimento disso? Estou em crer que sim, porque parecem andar à procura de mais qualquer coisa! Não creio que venham a ter muita sorte.

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