O
transporte de cães nos aviões ao lado dos seus donos tem gerado muitas
polémicas entre as companhias aéreas e os seus passageiros, optando muitas por
remeter os animais para o compartimento da carga, excepção feita aos cães-guia.
A Singapore Airlines (SIA) pediu desculpas a um casal neozelandês depois que
eles se sentaram ao lado de um passageiro com um cão. Gill e Warren Press
estavam a viajar num voo da SIA de Paris para Singapura em junho, quando
descobriram que o passageiro no assento da classe económica premium ao lado
deles tinha um cão. A senhora Press disse ao site de notícias da Nova Zelândia
Stuff que ouviu um barulho de “bufa forte”. Quando o casal olhou para baixo,
perceberam que era o animal, que se estava a descuidar, a ocupar o espaço para
as pernas e a babar a perna do seu marido, acrescentou ela. Disse também que
ouviu o dono do cão a contar para outro passageiro que viajava com o animal
porque estava ansioso. O casal incomodado foi transferido para dois assentos na
classe económica após a descolagem, disse a SIA no sábado (9 de setembro) em
resposta às perguntas da CNA. Após uma reclamação por e-mail, a companhia aérea
ofereceu a cada um deles um voucher KrisShop de 73 dólares, o que o casal
rejeitou. A SIA então aumentou a sua oferta para um voucher de viagem de sensivelmente
168 dólares por pessoa, mas a oferta foi mais uma vez rejeitada.
A
companhia aérea singapurense disse no sábado que “se esforça para notificar os
clientes” que possam estar sentados ao lado de um cão-guia antes do embarque,
acrescentando que quando os passageiros solicitarem a transferência, serão
recolocados na mesma cabine se o espaço permitir. “No caso do Sr. e da Srª Press,
não conseguimos mudá-los dentro da mesma cabine, porque a cabine da classe económica
premium estava lotada. "A nossa tripulação ofereceu-se para transferir o
Sr. e a Sra. Press para dois assentos vazios na classe económica, o que eles
aceitaram após a descolagem." A companhia aérea acrescentou que está em
contacto com o casal para prestar a assistência necessária sobre o assunto.
Após uma mudança de política em abril, a SIA proíbe agora os passageiros de
voar com os seus cães de apoio emocional na cabine (procedem do mesmo modo muitas
companhias norte-americanas). Cães-guia são permitidos a bordo dos voos da Sia ao
lado dos seus parceiros humanos. No seu site, a SIA descreve os cães-guia como
animais treinados para realizar determinadas tarefas de assistência a pessoas
com deficiência e descreve os cães de apoio emocional como cães de companhia
que aliviam deficiências psicológicas.
Singapura é sinónimo de muito dinheiro e o Grupo Singapore Airlines também. No passado dia 17 de julho, a SAI reportou um lucro líquido de 555 milhões de dólares no segundo trimestre de 2023, superando em 98% os 297,5 milhões do ano anterior, ocasião em que registou o seu maior lucro anual – 2,2 bilhões de dólares registados nesse ano fiscal, graças à muita procura e à menor competição em determinadas rotas. Terão os Press conhecimento disso? Estou em crer que sim, porque parecem andar à procura de mais qualquer coisa! Não creio que venham a ter muita sorte.
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