sexta-feira, 7 de maio de 2021

EMMA GAMBRILL: UMA MULHER DETERMINADA

 

Emma Gambrill é uma londrina de 44 anos, moradora no distrito de Enfield, que no passado dia 07 de Março, quando passeava com o seu Border Collie “Blue” de 9 anos de idade, “Blue” (na foto abaixo), viu-o ser atacado vivamente por dois Cane Corso irrompidos de um jardim próximo da sua residência. A gravidade dos ferimentos foi tal que o Border Collie acabou por morrer em consequência deles numa clínica veterinária. Como os cães agressores não eram uma raça proibida e não representavam um perigo iminente para as pessoas, foram deixados no local.

Horrorizada com este procedimento e determinada a obter justiça para o seu falecido cão, Emma (na foto seguinte) lançou uma petição a pedir que os ataques de cães contra cães sejam considerados ofensa criminal, exigindo em simultâneo maiores penalizações para os seus donos. Depois de ter reunido mais de 151.100 assinaturas, a petição foi apresentada no Parlamento pelo parlamentar do distrito (MP), Feryal Clark, na terça-feira, dia 27 de Abril, político que disse ser a legislação actual em tal matéria “insuficiente” e “não ser boa o suficiente”.

Por sua vez, Emma disse que nunca esperou que a petição subisse a tais instâncias e que embora esteja ciente de que nenhuma mudança potencial acontecerá da noite para o dia, sente-se aliviada por ter recebido tal reconhecimento. São mulheres como esta londrina, apostadas em corrigir injustiças, que fazem do nosso mundo um lugar melhor. Acho estranho que o Cane Corso não seja considerado uma “raça perigosa” no Reino Unido e aqui, porque se ele não for, nenhum cão o será e os resultados estão à vista. O Cane Corso, instintivamente ou condicionado para isso, atacará violentamente não só cães mas também humanos. Lembro aqui o caso ocorrido na zona de Alenquer em Fevereiro deste ano, quando uma atleta feminina de trail com 56 anos de idade foi gravemente atacada por dois cães desta raça. Diante destes factos, pergunta-se: quantos cidadãos terão o conhecimento, o equilíbrio psíquico e a robustez física necessários para segurar e controlar cães destes? Quanto a Emma Gambrill, há que fazer-lhe uma vénia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário