terça-feira, 11 de maio de 2021

HÁ CÃES SEM SORTE NENHUMA!

 

Em Cow Bay, localidade costeira no Condado de Douglas, em Queensland, na Austrália, um casal decidiu alimentar os seus Bulldogs só com comida vegan de acordo com o seu padrão de vida, o que resultou em perca de peso, desnutrição, em graves deficiências de cálcio e na aquisição de outras doenças terminais nos cães, vindo um deles a ser sacrificado. Segundo a RSPCA local, a dieta dos Bulldogs era composta de grão-de-bico, quinoa, arroz, e outros grãos.

Depois de um mandado de busca realizado pela polícia, os animais foram confiscados em Maio de 2020 e os seus donos acusados de dois crimes de tratamento desadequado e outro de desconformidade com a política de bem-estar animal vigente no país. O tribunal considerou o casal culpado e condenou-o ao pagamento de multas, despesas judiciais e honorários de veterinários, num total de US $8.600 (cerca de 7.065€), assim como à proibição de manter animais de estimação por 3 anos.

Julgo que a dieta vegan para cães não seja proibida em Portugal, mas tenho a certeza que do ponto de vista zoológico, os cães pertencessem à Ordem Carnívora, são predadores e comem naturalmente carne. Esta tentativa generalizada de transformar os cães em porcos, de os fazer transitar em absoluto de carnívoros para omnívoros, surge no seguimento de uma desequilibrada e fantasiosa política antropomórfica que vai mais de encontro aos sonhos dos donos do que às necessidades nutricionais dos cães. A esmagadora maioria daqueles que vendem e compram comida vegan para os seus cães não os trabalham ou incumbem de qualquer serviço específico, caso contrário depressa veriam cão desajustadas estão essas dietas para estes animais. Os Bulldogs de Cow Bay não tiveram grande sorte, mas há mais cães sem sorte nenhuma, porque está difícil, como sempre esteve, encontrar donos responsáveis e menos dados a fantasias.

Sem comentários:

Enviar um comentário