domingo, 22 de abril de 2018

VAI MORRER A FAZER O MESMO!

Aurora, uma miúda de 3 anos de idade, decidiu, sabe-se lá porquê, abandonar a propriedade rural da família em Cherry Gulley, perto de Warwick, em Queensland/Austrália e embrenhar-se pelo deserto selvagem de Southern Downs debaixo de frio e chuva.
Foi dada como desaparecida às 15 horas da passada Sexta-feira e reencontrada, viva e bem, às 8 horas da manhã do dia seguinte, Sábado (hora australiana), permanecendo desaparecida durante 17 horas. 
Nas frenéticas, árduas e nocturnas buscas, para além dos seus familiares, participaram 100 voluntários do State Emergency Service (SES), temendo muitos deles o pior, enquanto subiam colina atrás de colina numa montanha, dificultados pela vegetação de lantana e por encostas íngremes.
Kelly Benston, parceira de Leisa Bennett, que é a avó de menina desaparecida, foi a primeira pessoa a avistar o Max, um cão de gado australiano, próprio para o Outback1 descrito como um heeler2 azul, com 17 anos de idade, parcialmente cego e surdo, que nunca abandonou a menina nas suas andanças, mantendo-a segura e aquecendo-a inclusive durante a noite, já que esta ao ser resgatada apresentava um forte odor a cão. 
Foi o mesmo Max que encaminhou as buscas para a menina ao sentir a presença dos seus resgatadores, que apesar de cansada, apresentava apenas pequenos cortes e escoriações, sendo encontrada a 2 km de casa. Pelo esmerado cuidado e pela protecção oferecida, que alguém entendeu como bravura e lealdade, o Max recebeu o título de cão-polícia honorário, porque sem a sua ajuda a menina de 3 anos poderia ser encontrada em pior estado ou não ter sobrevivido.
Ao repararmos na foto do Max que encerra o 4º parágrafo, o que vemos para além de uns aprumos dianteiros irrepreensíveis? Tratará na sua coleira algum mosquetão fancy? Não. O que vemos é um rude fecho pecuário, igual ao usado no gado, que se quer seguro e duradouro, o que imediatamente denuncia o cão como um Landrace3 e um Kelpie4. Cães destes foram seleccionados para o trabalho e viverão para ele até poderem. O Max, caso se visse obrigado outra vez a zelar pela menina, voltaria a fazê-lo uma e outra vez – morreria a fazer o mesmo! 

1 OUTBACK é a designação pela qual é conhecido o interior desértico australiano. A região cobre boa parte do interior do país, muito embora não haja nenhuma demarcação ou fronteiras oficiais que indiquem onde começa ou termina. 2 HEELER  é um cão usado para recolher e juntar gado bovino ou ovelhas. 3 LANDRACE é um cão somente seleccionado pelas suas aptidões e adaptação num ecossistema específico, onde normalmente nasceu e se desenvolveu. 4 KELPIE é uma raça canina oriunda da Austrália, utilizada como cão de pastoreio. Acredita-se que seja aparentada com o Dingo e o Smooth Collie. O temperamento destes cães é descrito como atento, disponível e inteligente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário