segunda-feira, 2 de abril de 2018

ELES RECONHECEM AS NOSSAS EMOÇÕES

Pesquisadores da Universidade Nacional Autónoma do México, na Cidade do México, valendo-se de oito Border Collies para se sentarem em frente de um scanner sem se moverem, conseguiram descodificar rostos emocionais humanos no cérebro destes cães, graças à ressonância magnética funcional (fMRI) e a imagens cerebrais, comprovando assim que os cães podem interpretar rostos humanos emocionais, particularmente os que expressam felicidade, apesar de desconhecerem ainda os correlatos cerebrais desse processo. No 1º Experimento foram dados a observar aos cães rostos humanos felizes e neutros, sendo constatado um aumento da actividade cerebral canina perante o visionamento de rostos humanos felizes no córtex temporal e caudado.
No 2º Experimento foram apresentados aos cães rostos humanos que expressavam felicidade, raiva, medo e tristeza. A partir do cluster (unidade de armazenamento no disco) do 1º Experimento, os pesquisadores mexicanos ajustaram um classificador de máquina de vector de suporte linear para tentar discriminar entre pares de emoções e concluíram que ele só poderia fazer distinção entre a felicidade e as outras emoções. Por fim, procederam à avaliação dos cursos do fMRI no cérebro inteiro através de um classificador similar, o que lhes permitiu prever a emoção observada pelos cães. Como conclusão, os autores da presente pesquisa disseram que os resultados obtidos mostram que as emoções humanas são especificamente representadas no cérebro dos cães e que isso é de suma importância para a comunicação interespécies.
Conclusão de certa forma já esperada mas que carecia de comprovação científica, considerando a mímica que os cães usam nos seus rituais, que decifram entre iguais e com os homens. Por causa disso, pela leitura das nossas emoções, mesmo sem lhes dizermos nada, eles conseguem decifrar se estamos felizes ou não. Esperamos mais progressos e outras revelações, porque a tanto há-de levar-nos a Inteligência Artificial (A.I.).  
A escolha dos Border Collies teria sido arbitrária? Eu acredito que não, sabendo quão inteligentes são estes cães!

Sem comentários:

Enviar um comentário