quarta-feira, 11 de abril de 2018

CADA VEZ MAIS PERTO!

O tumor venéreo canino é um cancro contagioso que ataca cães por todo o mundo, tem uma característica única, por razões ainda pouco claras, regride espontaneamente ou após algumas semanas após um único tratamento de radioterapia ou de quimioterapia. Um estudo publicado no passado dia 9 de Abril na revista “ Cancer Cell” esclarece esse mistério, ao revelar o papel fundamental do sistema imunológico no desencadeamento da rejeição rápida do cancro em cães tratados com quimioterapia. Como o tumor venéreo transmissível canino compartilha muitas semelhanças com vários cancros humanos, as descobertas podem apontar para estratégias terapêuticas mais eficazes. A título de curiosidade adiantamos que já nos pronunciámos sobre este tipo de cancro no texto “TVT: O CANCRO TRANSMISSÍVEL CANINO QUE TRANSPORTÁMOS PELOS MARES”, editado em 16/06/2016.
Neste estudo descobriu-se que a activação do sistema imune inato e a produção de certas moléculas chamadas por quimiocinas pelo tecido hospedeiro ao redor do tumor são fundamentais para atrair células imunes dentro do tumor e desencadear uma reacção em cadeia que leva à rejeição do cancro e à sua eliminação, isto segundo fez saber o Professor Ariberto Fassati da University College London (UCL). Espera o mesmo docente que o presente estudo encoraje o teste clínico de abordagens combinadas para melhorar as terapias imunológicas contra o cancro, tanto em animais quanto em humanos.
Descrito pela primeira vez em 1800, o tumor venéreo transmissível canino cresce rapidamente numa massa semelhante a uma couve-flor na genitália e é naturalmente transmitido entre os cães pelo coito, quando mordem ou lambem as áreas afectadas pelo tumor. Este cancro é um dos três cancros clonais transmissíveis conhecidos na natureza, juntamente com a doença facial do diabo-da-tasmânia e as leucemias em moluscos de casca mole. Por ter a sua origem num único ancestral comum, o tumor venéreo transmissível canino apresenta células geneticamente idênticas em todos os cães afectados, o que facilita a identificação dos principais factores que levam à regressão do cancro.
No entanto, poucos laboratórios investigaram este tópico, não deixando claro como ocorre a rejeição do cancro. Para dar resposta à questão, Fassati e os seus colaboradores colectaram biópsias de tumores venéreos transmissíveis caninos em oito cães antes do tratamento, assim como 6 dias e 14 dias após receberem uma droga quimioterápica chamada vincristina. Os pesquisadores realizaram análises sistemáticas do genoma para comparar a actividade génica em tumores que regrediram totalmente com aqueles que não regrediram, descobrindo que a regressão ocorre em etapas sequenciais.
Primeiro, o tratamento com vincristina levou a uma forte resposta inflamatória e à proliferação de células da pele do hospedeiro, o que pode representar uma tentativa do tecido circundante de conter ou substituir o tecido maligno, o que surpreendeu os investigadores, que esperavam que a maioria das mudanças responsáveis pela regressão do tumor ocorresse nas células cancerosas. Em vez disso, constataram que as células hospedeiras eram as mais importantes. Este estágio inicial de regressão foi também caracterizado por um aumento na produção de uma quimiocina chamada CCL5 - uma proteína sinalizadora que atrai as células imunes que combatem o tumor. Em última análise, este processo resultou na rejeição imunológica do tumor e na reparação de danos nos tecidos
"Há duas mensagens principais do nosso estudo", diz Fassati. "Primeiro, não nos devemos concentrar apenas nas células cancerosas, mas também compreender a importância do tecido normal em torno do cancro na promoção da rejeição. Segundo, devemos ser capazes de induzir a produção de grandes quantidades de certas quimiocinas para atrair cargas de células imunológicas”. Esta pesquisa poderá ter implicações no tratamento dos cancros humanos, como o da pele, o ósseo e alguns tipos de cancro no sangue.
Quanto a Fassati, planeia investigar se é possível estimular quimiocinas que atraiam células imunes em cancros humanos, o que poderá levar algum tempo até que essas abordagens sejam clinicamente testadas. Não querendo semear falsas expectativas este docente afirmou: "a audiência geral não deve concluir que encontrámos a varinha mágica para fazer o cancro desaparecer. No entanto, esta pesquisa pode ajudar a orientar investigações clínicas em andamento e futuras” e "Pode haver maneiras de melhorar a eficácia das terapias imunológicas contra o cancro, combinando diferentes abordagens, tais como libertar as falhas do sistema imunológico através de checkpoint inibidores e induzir as células do hospedeiro ao redor do tumor para atrair as células imunes desencadeadas para o local do tumor. De fato, já existem estudos em andamento que combinam radioterapia de baixa dose ou quimioterapia com terapias imunológicas, justamente para estimular uma forte resposta inflamatória no tumor". Boas novas para quem sofre da doença e espera a cura, óptimas notícias para quem futuramente não padecerá dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário