quinta-feira, 19 de abril de 2018

OS NOSSOS TURCOS

Da Turquia, a quem os ingleses chamam de “peru”, dos finados Impérios Romano e Bizantino, país longínquo e misterioso, sobre o qual sempre recai alguma suspeita e que reclama estar no centro do Mundo, onde a Europa se esfuma e a Ásia começa, terra natal do grande molosso Kangal (Sivas Kangal köpeği) e outrora destino dos judeus sefarditas em fuga, poucos leitores temos, o que não causa estranheza a ninguém, já que mais de 90% dos turcos são muçulmanos praticantes e como tal, os cães são para eles animais impuros. Hoje, porque não são leitores muito assíduos, tivemos 3 visitantes turcos e decidimos mencionar o seu interesse por nós, adiantando-lhes desde já o nosso mais sincero bem-vindo, sem sabermos se serão de origem arménia, curda, sefardita, yazídi ou outra.
A antiga cidade de Constantinopla (cidade de Constantino), hoje Istambul, que foi capital do Império Romano, do Império Bizantino e do Império Latino, antes de ser conquistada pelos turcos, ainda conserva alguns dos seus faustos monumentos, salientando-se entre eles a Basílica de Santa Sofia, dedica à Segunda Pessoa da Trindade, que depois de ser conquistada pelo Império Otomano, em 1453, por ordem do Sultão Mehmed II, passou a mesquita, sendo adulterada com estruturas islâmicas como o “mihrab”, o “mimbar” e os quatro minaretes.
Há muito para ver na Turquia, porque o país é grande em extensão e história, pleno de contrastes e rico em paisagens, inclusive algumas inigualáveis, como é o caso da Capadócia, onde parecemos ter chegado a outro planeta. Ir até à Turquia é levar um banho de oriente, acompanhar a evolução missionária do cristianismo nos seus primórdios e conhecer lugares bíblicos citados no Antigo e Novo Testamento. A quem não se interessa por história e religião, não faltarão motivos de interesse neste país, que sabe receber e tem muito para oferecer, que tem tanto de antigo como de moderno, apesar de ter alguma dificuldade em se manter pacífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário