terça-feira, 24 de abril de 2018

TRÊSCONTIGO

Eu não sou alentejano, apesar dos meus dois nomes próprios soarem a isso, mas admiro e respeito as gentes do Alentejo pelo seu muito saber, humildade e tradições, herança cultural que engrandece o pequeno País multifacetado que somos, onde o Oriente se cruzou com o Ocidente e deu-nos esta identidade singular. O gosto de ouvir os mais velhos desenvolvi–o quando moço, depois do jantar, a escutar as narrativas de tempos idos da boca da segunda mulher do meu avô, que apesar de não ser do meu sangue, foi a melhor avó que alguém podia ter. O hábito ficou-me e numa das últimas descidas que fiz ao Alentejo, assomei-me de três idosos que falavam dum primo que fora dos fuzileiros, de quem diziam ser “boa praça”, maroto e amigo de cães.
Como a conversa metia cães e não queria perder pitada, cumprimentei-os, perguntei se incomodava e ali fiquei a ouvi-los com muita atenção. O dito primo, que havia trabalhado com cães na Guerra Colonial, mesmo depois de ter terminado o Serviço Militar Obrigatório, continuou a tê-los e a criá-los, não consentindo a ninguém conhecer os seus nomes, porque entendia que se distraíam e que acabavam por fazer amizade com quem não deviam.
Independentemente do seu número, sexo ou idade, todos tinham o mesmo nome e quando lhe perguntavam como se chamava algum, a resposta era sempre a mesma: “Trêscontigo”, resposta que muitos entendiam como uma ofensa pessoal e que os obrigava a afastar-se daqueles cães para não se exasperarem com o dono. E como não há duas sem três, dizem, dali em diante e por brincadeira, os cães daquele Monte passaram todos a chamar-se assim, ainda mais porque a polícia política não gostava de cantorias, vinha fora de horas e não era nada meiga. 

Sem comentários:

Enviar um comentário