terça-feira, 24 de abril de 2018

PRINCES AND BEGGARS

Eu bem sei que os cães resistem mais à vadiagem do que certos homens, mas também sei que muitos sem-abrigo são-no por ausência de outras opções. Eu não tenho como resolver os problemas do mundo, mas sei que poderíamos suavizar a miséria e o sofrimento de muitos se fossemos mais solidários uns com os outros. O que eu não sei, ou talvez saiba, é porque valem os homens aos animais mais depressa do que aos seus iguais. Na próxima Quinta-feira, dia 26 de Abril, a BowWow Haus vai realizar um leilão de canis/barracas de luxo no St Pancras Renaissance London Hotel, unidade hoteleira de 5 estrelas em Kings Cross, na Capital inglesa (um sitiozinho modesto para se ir passar o fim-de-semana com a família a Londres)
A pensar nos donos mais endinheirados e devotos dos seus cães, um grupo de designers e arquitectos de nomeada, decidiu construir canis e barracas de luxo com traçados inovadores, materiais maioritariamente dispendiosos e debaixo dos mais variados motivos. Segundo fizeram saber os construtores e organizadores deste evento, parte das verbas alcançadas destinar-se-á à Blue Cross, uma instituição de caridade fundada em 1897, que trabalha em estreita colaboração com várias outras organizações para promover o bem-estar animal e a posse responsável de animais de estimação.
Para se ter uma ideia do nome e do valor dos arquitectos e designers internacionais envolvidos neste projecto, adiantaremos alguns: Condy Lofthouse Architects, Eileen Goldenberg, Green Tea Architects, Jane Perkins, Spark Architects, Studio Octopi, Studio Shaw e Zaha Hadid Design. Quanto às “obras” é possível ver de tudo, mesmo o inesperado, desde um castelo canino incrustado de jóias a um ovo de ouro forrado a veludo, passando por uma barraca em forma de santuário e pelo primeiro canil anfíbio do mundo! Estas obras estarão patentes ao público nas Estações do metro londrino de St Pancras e Stratford.
Dizem as más-línguas para lá do Canal Inglês, que 1 em cada 200 britânicos é desabrigado, o que nos leva a perguntar, agora à Sr.ª May, para quando a construção de um bairro económico destinado aos mais desfavorecidos, que dispensam cadeiras de prata e talheres de ouro? Em Portugal não vale a pena perguntar, não há quem nos queira responder! Entretanto, nasceu ontem, no Dia Mundial do Livro e no dia consagrado a S. Jorge padroeiro de Inglaterra, o 3º filho do Princípe William e de Kate Middleton, um rapaz que será o 5º na sucessão ao trono britânico.
A loucura à volta dos cães está prestes chegar a um ponto em que já não saberão o que fazer com eles, insanidade em tudo idêntica à narrada no conto “O VELHO, O RAPAZ E O BURRO”, de quem deverá ser a sua segunda parte.
Os cães não precisam de ouro nem jóias e muito menos de barracas, castelos ou canis, precisam de alguém que não os menospreze e que esteja disposto a aceitar a sua cumplicidade e mais-valias, que não se importe de dividir a sua vida com eles. Um príncipe encerrado num canil é um prisioneiro e um cão preso a uma barraca é um condenado. Homens e cães nasceram para ser livres e caminharem lado-a-lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário