sábado, 28 de abril de 2018

PENA SUL-AFRICANA PARA QUEM TEM CÃES ACORRENTADOS

Na cidade sul-africana de Ladysmith, que recebeu esse nome por causa da esposa espanhola do Tenente-General Harry Smith, no distrito de Uthukela de KwaZulu-Natal, que fica a 230 km a noroeste de Durban e a 365 km a sul de Joanesburgo, é proibido ter cães acorrentados. Ao dono que for surpreendido em infracção ser-lhe-á retirado o cão até que o seu quintal se encontre vedado e tenha condições para o animal lá poder andar à solta. A fiscalização conta com o apoio da AACL (Animal Anti-Cruelty League Ladysmith KZN), que promete não abrir excepções e denunciar todos os casos às autoridades.
Quanto ao General Sir Harry Smith e à sua esposa espanhola por detrás do nome da cidade, tratou-se de um militar britânico de grande craveira, que combateu nas Guerras Peninsulares às ordens de Wellington, tendo combatido depois disso nos Estados Unidos, na África do Sul e na Índia, vindo a morrer em solo pátrio a 12 de Outubro de 1860.
Em 1812, quando cercava Badajoz com as forças luso-britânicas, conheceu a nobre Juana María de los Dolores de León, com quem acabaria por casar e que daí em diante passou a acompanhá-lo em todas as suas campanhas, senhora a quem o Duque de Wellington tratava carinhosamente por “Juanita” e que sempre foi idolatrada pelos soldados.
Voltando ao assunto dos cães acorrentados, o confisco dos animais parece-nos correcto, porque os cães presos à corrente e excessivamente confinados desenvolvem anomalias físicas que atentam contra a sua biomecânica, saúde e bem-estar, havendo casos em que chegam a abraçar a automutilação. Para além disso, a corrente torna-os mais agressivos e senhores do seu espaço, podendo torná-los profundamente anti-sociais e altamente perigosos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário