quinta-feira, 5 de abril de 2018

CÃES E GATOS NÃO, COELHOS E PORCOS DA ÍNDIA!

Não existe nenhum cão ou gato 100% hipoalergénico, que não provoque nenhuma reacção alérgica, ao contrário do que por aí se diz e que não passa de um mito, uma vez que “hipo” significa menos e não necessariamente nenhum. Quem o afirma é Evan Antin, um médico-veterinário do Hospital Veterinário de Conejo Valley, localizado em Thousand Oaks, Califórnia/USA, que trata uma grande variedade de animais, desde mamíferos a répteis, para além de trabalhar com a vida selvagem a nível doméstico e internacional.
Assim, os cães e gatos hipoalergénicos, que significa estarem abaixo do limiar de alergia que outros possam transmitir, não deixam de causar alergias a quem delas padece, pelo que importa encontrar para esta gente outros animais de estimação, pets que tenham diferentes proteínas na sua pele, pêlo e células da pele, porque é daqui que resultam as alergias humanas em relação a cães e a gatos. Recomenda o veterinário atrás citado, para as pessoas sujeitas a este tipo de alergias que, ao invés de adquirirem caninos e felinos, procurem coelhos e porquinhos-da-Índia.
Os coelhos já não são novidade para os portugueses residentes nas grandes cidades, porque há mais de meia-dúzia de anos que se acostumaram a vê-los atrelados aos seus donos nos jardins mais concorridos como se fossem cães. Quanto aos porquinhos-da-Índia, só os vemos em duas ocasiões: quando são transportados pelos seus donos ao colo ou quando vão ao veterinário. O facto destes pets serem menos vistos não significa que o seu número entre nós não esteja a aumentar, muito pelo contrário. Vemo-los menos pela por conta da fragilidade e dos cuidados que exigem, uma vez que os cães são seus predadores.
Quem quiser saber mais sobre este assunto e receber mais dicas acerca da adopção de um animal de estimação, particularmente se é alérgico ao pêlo do cão, então terá que comprar na Sexta-feira a última edição da revista “People”, onde certamente o Dr. Antin adiantará novos conselhos e soluções.
Agora, que já sabe porque alguns indivíduos preferem coelhos e porquinhos-da-Índia a cães e gatos, deixe de fazer juízos tontos e discriminações sem sentido, mormente quando na mão de crianças, muitas delas alérgicas e que por causa disso não puderam ter o cão que sempre ambicionaram, porque a tanto obriga o respeito pelos outros na igualdade que aceita as diferenças. E depois, há crianças cujos pais, pelas mais diversas razões, não puderam dar um cão.
Estes animais, tal como os cães e enquanto animais de afectos, podem ser e também são animais de terapia. Por outro lado, sofrem muitíssimo menos quando deixados em casa, não ladram e poluem menos o meio-ambiente por serem herbívoros, prestando-se a comer o que desprezamos dos nossos vegetais, o que os transforma numa solução mais ecológica, apesar de exigirem, quando soltos em casa, maiores cuidados de higiene por estarem sempre a comer. Só não há é solução para a morte!

Sem comentários:

Enviar um comentário