sexta-feira, 6 de abril de 2018

NÓS POR CÁ: RELEMBRAR O SOLDADO MILHÕES

O português Aníbal Augusto Milhais (1895-1970), natural de Valongo, Concelho de Murça e Distrito de Vila Real, é para as gerações mais novas um ilustre desconhecido, apesar de ser o único soldado português que foi agraciado com a mais alta condecoração nacional: a Ordem da Torre e Espada, do valor, Lealdade e Mérito. Mas o que fez de heróico este pequeno português, já falecido, para merecer tamanha distinção? Os seus feitos aconteceram debaixo de fogo, na Flandres francesa, no decorrer da fatídica Batalha de La Lys (9 de Abril de 1918), durante a I Guerra Mundial (1914-1918), onde mostrou a sua valentia a toda a prova, apesar de nunca se ensoberbecer e de lamentar as inúmeras vidas que aquele conflito ceifou.
Não cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas ouvia falar dele aos militares de outros tempos, que diziam ter direito ao “Formar da Guarda” e a “Apresentar Armas” caso se dirigisse a algum quartel, podendo ali comer gratuitamente se o desejasse. Herói verdadeiro e não por conveniência, como acontece a muitos para suavizar o travo da derrotas e incentivar outros a marchar contra os canhões, o soldado Milhais que virou Milhões, foi finalmente homenageado pelo Cinema Português, o mesmo que vive de subsídios governamentais e que mais interessa a quem vive deles e por eles alcança projecção, adiante! Da autoria de Gonçalo Galvão Teles e de Jorge Paixão da Costa, estreia nos cinemas, no próximo dia 12 de Abril, o filme “Soldado Milhões”, que espero ir ver e não me arrepender.
Quanto ao nosso Soldado Milhões, acabou por morrer na miséria, quiçá por nascer num País onde se tratam melhor os mortos do que os vivos, possivelmente porque os primeiros já nada comentam, acrescentam ou incomodam. Para que não restem dúvidas quanto ao valor deste pequeno transmontano (pequeno só no tamanho), que na Guerra pertenceu à Secção de Metralhadoras do Batalhão de Infantaria 15 (BI15), adianta-se que, para além da mais alta condecoração nacional, recebeu ainda várias e valorosas condecorações internacionais por conta do seu valor. Estou curioso para ver o que fizeram dele os intelectuais do cinema, da ginjinha e das caras de bacalhau, eruditos que fazem filmes para si mesmos e conforme lhes dá na gama, o que geralmente se reflecte em curto entusiasmo, costumeira decepção e salas vazias! Quem desejar ver uma entrevista que o Soldado Milhões deu à RTP (televisão estatal portuguesa) click por favor em https://www.youtube.com/watch?v=NLapXBWGUKw, onde fala de alguns dos seus feitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário