quinta-feira, 5 de abril de 2018

SAVE PINKY’S LIFE!

Depois duma trapalhada legal acerca da interpretação da lei relativa aos cães perigosos na Cidade de Des Moines, Capital do Estado norte-americano do Iowa, um colectivo de juízes decidiu por maioria, contrariamente às pretensões do Ministério Público daquela Cidade, não abater um Pitbull chamado Pinky, detido há dois anos por ter atacado um gato, de nome Rebel, no quintal de um vizinho (apesar de ter saído maltratado, o bichano não morreu e encontra-se de saúde).
Apesar de ver a sua vida poupada, ainda não é desta que o cão vai para casa. O caso está a suscitar a atenção de juristas, de defensores de animais e da opinião pública norte-americana. A questão é esta: os decretos de Des Moines relativos à Lei sobre os cães perigosos deverão ou não ser alterados? Como não há consenso e uma parte Cidade diz que sim e outra não, a solução do problema parece não estar para breve. No meio desta controvérsia legal e na defesa do Pinky, foram levadas a cabo várias manifestações de rua e pareceres no Facebook, o que tornou as audiências do caso bastante concorridas.
Lá como cá, atendendo à injustiça que é feita, o texto da Lei sobre os cães perigosos deveria ser objecto de revisão, muito embora aqui, segundo uma herança antiga de origem a descobrir, a palavra de ordem seja “come e cala”, o que não impediu nem impedirá que qualquer alteração na casa dos outros venha também a acontecer entre nós. Neste sentido, o que está a acontecer em Des Moines não pode passar despercebido a quem gosta de cães e se preocupa com a sua sorte, como é o nosso caso que apadrinhamos o slogan “SAVE PINKY’S LIFE”.

Sem comentários:

Enviar um comentário