quinta-feira, 26 de abril de 2018

OS FATBERGS CONTINUAM A DESEMBARCAR NAS PRAIAS INGLESAS

Sabe ao que os ingleses chamam de fatberg? Usualmente a palavra é usada para descrever os pedaços de gordura congelada que bloqueiam os esgotos e os compostos de gordura associados a outros elementos que não quebram quando despejados em vasos sanitários. Os fatbergs que continuam a invadir as praias inglesas são doutra natureza, são pedaços de óleo de palma congelado provenientes do naufrágio do navio maltês Kimya, ocorrido em 1991 e que motivou a morte de 10 dos seus tripulantes.
Os fatbergs que têm vindo parar à costa inglesa, são de diferentes tamanhos e à partida parecem rochas, sendo bolhas de gordura - branco-amareladas – que libertam um odor a diesel,  transportam germes perigosos para a saúde e contêm germes assassinos. Segundo tudo leva a crer, estas impurezas que a maré-vazia deixa a descoberto, são provenientes do Caribe, donde foram empurrados por milhares de quilómetros no Atlântico, logo após as tempestades ocorridas em Barbados, Jamaica e Trinidad.
Praias como as de Wirral, Sussex, Kent, Cornwall, Devon, Dorset, Isle of Wight e Hampshire já receberam e possivelmente continuarão a receber “presentes” destes e nenhuma área costeira britânica estará livre de os receber. As autoridades têm procedido à remoção destes agentes poluentes e alertado as populações para o perigo que constituem para crianças e cães, publicando os seus alertas nos lugares costumeiros, nas áreas públicas de maior acesso e nas praias, não se escusando a usar os media para o mesmo efeito.
A ingestão destas bolas de gordura já causou a morte a vários cães britânicos, na sua maioria cães que foram soltos da trela. Os que ingeriram pequenas quantidades daquele óleo de palma sofreram vómitos e diarreia, vindo depois a entrar em grave desidratação; os que consumariam maiores quantidades desta substância sofreram uma série de efeitos graves, tais como: danos nos rins, insuficiência hepática e bloqueios do intestino, sendo por isso alguns abatidos.
Servindo-nos do que está a acontecer nas praias inglesas como mote, queremos alertar os nossos leitores para os perigos que as praias podem representar para os cães, uma vez que os produtos usados na limpeza dos navios, que nem sempre acontece segundo o que internacionalmente está estipulado, sempre acabam indevidamente por vir dar às praias, constituindo-se em agentes tóxicos com alguma gravidade. Assim, é melhor andar com os cães à trela do que deixá-los comer o que não devem.
PS: Se o Mundo acabar à pedrada os britânicos não terão falta de munição, bastar-lhes-á ir para as praias.

Sem comentários:

Enviar um comentário