terça-feira, 10 de abril de 2018

FIGURA DE IDIOTA?

Sempre ensinámos que as diferentes consoantes, conforme sejam dentais, labais, nasais, palatais ou sibilantes, suscitam dos cães diferentes respostas, e sempre alertámos para isso na altura da escolha do nome dos cães, já que as consoantes nele constantes deverão estar de acordo com o perfil psicológico dos animais ou tentar consertar aquilo que a genética lhes sonegou. Dissemos inclusive que nomes sibilantes como MAX e REX  tanto podem instigar como acobardar, dependendo a resposta da personalidade dos indivíduos caninos, que transforma (transtorna) os primeiros em subversivos e os últimos nuns cagarolas, assunto que já foi tratado no artigo “O NOME DO CÃO: UM CASO SÉRIO”, editado a 30 de Março de 2009. Também dissemos na 2ª lição do nosso 1º manual, no texto “RESPIRAÇÃO, IMPACTO VISUAL E ENTOAÇÃO DE COMANDOS”, que a entoação das ordens deverá ser aplicada de acordo com o seu carácter ou de acordo com a resposta dos animais.
Segundo um estudo recente levado a cabo por investigadores da Universidade de York, no Reino Unido, quando se fala com um cão em tom agudo como se fala com um bebé, o animal melhora a sua atenção e isso pode ajudar os humanos a relacionarem-se socialmente com os cães, já que estes animais são atraídos pelos tons emocionais agudos que neles funcionam como informações acústicas. Diante desta comprovação científica não tenha medo do ridículo e de parecer um idiota, valha-se de uma linguagem mais aguda e ao mesmo tempo doce, tal como o faria com o bebé, quando se tornar premente recompensar, incentivar, confortar ou alertar. Idiotas são aqueles que fazem por ver fazer, que ao invés de se servirem das nuances da voz, andam por aí a maltratar línguas estrangeiras na procura da obediência exclusiva dos seus cães, desconhecendo na maioria das vezes que os termos utilizados - pela sua natureza fonética - obstam às acções pretendidas.
Se entendermos a cinotecnia como um conjunto de técnicas para a criação e treino de cães, então não deveremos desprezar um dos seus melhores subsídios – a nossa voz, que deverá usada nos mais diversos timbres para facilitar o cumprimento, alteração ou cessação das diferentes ordens, vantagens que os códigos e comandos monocórdios só conseguem depois de muita repetição e algum desespero por parte dos seus emitentes. Deveremos falar sempre “à bebé” para os cães? É evidente que não! Mas podemos adocicar aquilo que pretendemos ensinar-lhes ou o que já conhecem, livremente no recanto do nosso aconchego ou em surdina quando não estamos sós. Ainda que muita gente não se aperceba, o adestramento é sentimento e emoção, uma arte baseada nos sentidos que pode chegar a outras formas de comunicação, mesmo em indivíduos de espécies diferentes. Em síntese, mais vale parecer idiota do que passar a vida a falar contra a parede! Nada do que aqui dissemos dispensa o contacto físico entre donos e cães, porque os animais preferem-no em relação ao verbal (a voz anima, as mãos acariciam).

Sem comentários:

Enviar um comentário