sexta-feira, 20 de abril de 2018

LET DOMHNALL GO!

DONHNALL é um Irish Wolfhound com 6 anos de idade, que é a mascote dos Guardas Irlandeses, sitiados no Quartel do Regimento em Hounslow, a oeste de Londres. Tudo indica que se encontra doente, atribulado com algum problema relativo à displasia coxo-femoral, afecção muito comum nestes cães e nos cães de raça grande em geral.
Os soldados da unidade atrás mencionada, sentindo a sua mascote doente, têm andado ultimamente com os ânimos exaltados, porque entendem que o cão deveria ser reformado e objecto de maiores cuidados, que não deveria prestar serviço naquelas condições, como se fosse obrigado a trabalhar até à morte.
A este respeito foi pintada nas paredes do Quartel uma frase que diz tudo: "Justice 4 Domhnall". Esta reivindicação espelha a revolta dos squaddies1, que amam a sua mascote como ninguém e que não querem vê-la morrer precocemente no cumprimento do dever, adiantando que o Exército da Rainha, atendendo ao estado de saúde do cão, está a causar-lhe maus-tratos.
O Domhnall, cujo nome significa "Líder Mundial" em gaélico, serve com os Guardas Irlandeses desde 2013 e tem participado em vários desfiles cerimoniais. Este cão militar é conhecido pela sua predilecção pela Guinness2 e já foi premiado com um trevo por Kate Middleton durante uma parada do Dia de São Patrício em Aldershot Barracks, no ano de 2014.
Estamos em crer, conhecendo o amor dos ingleses pelos cães, que o Domhnall não demorará muito a abandonar os desfiles oficiais e a ser aposentado, ainda mais quando a Rainha Elizabeth II, que gosta de cães, é o Comandante-Supremo das Forças Armadas Britânicas.
1 Nome pelo qual são chamados os soldados britânicos. 2 A Guinness é uma cerveja irlandesa cuja história teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir a sua cerveja. Em 1862 adoptou a Harpa irlandesa como símbolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário