segunda-feira, 9 de abril de 2018

O 112 PARA ANIMAIS JÁ ANDA PELA PÓVOA DO VARZIM!

Por uma questão de justiça, ainda antes de falar da “Ambulância Animal” da Póvoa do Varzim, importa salientar que esta Cidade foi pioneira a acabar com abate de animais no seu canil, mesmo antes da lei que proíbe o abate em canis municipais ter sido aprovada no Ano de 2016, o que mostra a preocupação do seu Presidente da Câmara, Aires Pereira, com os animais logo desde o início do seu primeiro mandato.
É verdade, a Póvoa do Varzim já tem uma Ambulância Animal destinada ao socorro de cães e gatos que se encontrem feridos na via pública, incluindo-se neles aqueles que infelizmente acabam atropelados. A inauguração da viatura aconteceu neste último Sábado no Auditório da Lota e contou com a presença do Presidente da Câmara e dos parceiros do Município neste projecto: os Bombeiros Voluntários, o Hospital Veterinário da Póvoa do Varzim, o Hospital Veterinário Animar e a Cerca, sendo esta última um abrigo para animais abandonados.
O corpo afecto à Ambulância Animal recebeu formação específica para recolher e transportar os animais feridos em segurança até um dos dois hospitais veterinários: Hospital da Póvoa do Varzim e Animar. O número para chamar a ambulância é 252 291 502. A disponibilidade dos Bombeiros para esta nova valência foi objecto de menção e agradecimento por parte do Presidente da Câmara, agradecimento que estendeu a todos os parceiros do projecto.
O protocolo assinado com A Cerca garante apoio financeiro à associação para que os animais por ela acolhidos tenham acesso aos cuidados básicos (alimentação, higiene e saúde), o que equivale a dizer que caberá a esta associação custear os cuidados com a saúde dos animais recolhidos pela ambulância e dar-lhes, depois de tratados, um lar que se espera temporário, enquanto tenta encontrar um definitivo junto de uma família responsável e carinhosa. Depois de reconhecer o trabalho d’A Cerca em prol da causa animal, Aires Pereira lançou a campanha “Adopto um animal, com estima!”, o que obrigou à presença de alguns cães do CROAC (Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia), que é camarário. O objectivo desta campanha é o de sensibilizar a população para a adopção de animais que se encontram no CROAC e na Cerca.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Póvoa do Varzim (canil municipal) irá ser aumentado para albergar mais animais e poder contar com uma Clínica para esterilização de cães e gatos (já em execução), quer errantes, quer aqueles que pertençam a famílias sem condições financeiras para procederem à cirurgia. Estes são mais dois exemplos da recente política de protecção animal da autarquia que só lhe ficam bem. Desejamos que o projecto poveiro da Ambulância Animal e todos os seus envolvidos sejam bem-sucedidos, para que esta parceria público-privada sirva de exemplo para iniciativas idênticas noutros municípios do País.

Sem comentários:

Enviar um comentário