terça-feira, 10 de abril de 2018

DILLER: O ARBORICULTOR CANINO

Apesar de muitas vezes o desejarmos, não há dois cães iguais e todos são especiais. Quando adquirimos um cão novo não sabemos que novidades nos trará, quais as suas tendências e mais-valias, como aconteceu com o rancheiro californiano Robert Moser e o seu velho cão Diller. Moser havia tentado por várias vezes semear abacateiros sem sucesso, porque os caroços extraídos dos abacates com a faca ficavam muito arranhados e quando semeados com a casca castanha quase sempre apodreciam.
Pouco tempo depois de Moser se ter mudado para aquela fazenda de cavalos, o seu velho cão Diller descobriu dois abacateiros abandonados num antigo pomar e começou a comer a polpa daquela deliciosa fruta verde, limpando meticulosamente os caroços e entregando-os polidos ao seu dono. Ao ver aqueles caroços a seus pés, o dono do cão decidiu semeá-los para ver se germinavam ou não.
Para espanto e alegria do fazendeiro, a maioria dos caroços trazidos pelo cão germinaram e continuam a germinar. Sempre que o Diller traz novos caroços recebe os elogios do dono, que chega a ter mais rebentos do que os necessários. Não os querendo desperdiçar, Robert Moser troca-os com outros fazendeiros e oferece o seu excedente à família e aos amigos.
Para que os caroços dos abacates germinem e se desenvolvam rapidamente é necessário que estejam bem maduros. Sabendo-se que muitos frutos ao cair da árvore não se encontram totalmente maduros, resta saber como o cão aprendeu a seleccioná-los! Em cães farejadores de turfas já tinha ouvido falar, em detectores e arboricultores de abacates é que não!

Sem comentários:

Enviar um comentário