quarta-feira, 11 de abril de 2018

CERTO É QUE 18 JÁ MORRERAM!

Pelo menos 18 cães farejadores da Khyber Pakhtunkhwa Police1 morreram nos últimos quatro anos. As más-línguas dizem que por falta de cuidados e inexperiência dos seus manipuladores e os visados que morreram de várias doenças. Certo é que morreram 18 dum total de 51 que em 2014 foram importados para a polícia de Khyber Pakhtunkhwa, com o propósito de ali estabelecer uma unidade canina (K9). Actualmente fazem parte desta unidade 67 cães farejadores, 1 director, 1 oficial e 38 manipuladores de cães. Não nos custa acreditar, ao olhar para a falta de uniformização e de brio militar, que aqueles manipuladores tenham contribuído substancialmente para o desaparecimento precoce dos cães que lhes foram confiados. Vale a pena reparar na foto seguinte, onde é possível vê-los desfraldados e cada um amanhado à sua maneira, pretendendo todos sentar os seus cães debaixo de tremenda confusão. Sabemos que estão a tentar sentar os seus companheiros pelo gesto das suas mãos, que usam inclusive indistintamente. Diante desta imagem, alguns instrutores que conheci, não hesitariam em classificar tal gente como “gado ciganal” (os ciganos que nos perdoem, que não queremos ofendê-los).
Esta força policial gastou 178.245 EUR (3.495 EUR cada) na compra dos cães em 2014 e o custo diário da alimentação de cada cão é de 1,615 EUR, o que nos parece pouco mas que para os paquistaneses é muito, cerca de 231 das suas rupias. Para além da sua especialidade e de serem usados na detecção de explosivos, estes cães são “pau para toda a obra”, porque ajudam a polícia em operações contra terroristas e outros criminosos, sendo também usados em operações de busca e resgate após calamidades naturais e outros desastres, versatilidade que não deixa de espantar os mais experimentados especialistas. Serão assim tão bons ou serão de pouco préstimo? Não sabemos, mas ao morrerem tão cedo não lhes gabo a sorte. Esta notícia foi adiantada pela Geo News, Pakistan. Se aos cães fosse permitido escolher os países onde gostariam de ser colocados, será que no topo das suas preferências estaria algum país muçulmano? Não creio e muito menos naqueles onde são considerados imundos e morrem cedo demais.

1 _ Antiga polícia de fronteira que é responsável pela aplicação da lei e pelo policiamento na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão

Sem comentários:

Enviar um comentário