segunda-feira, 23 de outubro de 2023

APROVEITAR A BONANÇA ENTRE AS TEMPESTADES

 

Aproveitámos a bonança entre a tempestade Bernard e a Aline, pelo que trabalhámos sem qualquer contratempo na sexta-feira à noite e sábado de manhã. A aula nocturna de sexta incidou exclusivamente sobre a obediência estática e dinâmica, também sobre os comandos silenciosos e simultâneos que visam a protecção de donos e cães em situações excepcionais ou de alguma perigosidade, desta sessão de treino não temos qualquer imagem, porque o nosso fotógrafo não se fez presente. Aproveitando a bela manhã de sábado, dedicámo-la à ginástica e à endurance, tendo os binómios cumprido na íntegra o Plano de Aula. Na foto acima vemos o Afonso a conduzir o FSM Thor sobre o Extensor de Solo e abaixo vemos a Svetlana a guiar o FSM Vlad sobre uma vertical aberta acima de 1 m de altura.

O Jorge Filipe, neto da Requêta, com quem tive o privilégio de almoçar, passou mais uma sessão de treino a recuperar o tempo perdido com a sua CPA negra Gaia. Na foto abaixo vemo-lo a convidar a lupina negra para ultrapassar o rasto de um grande pneu empinado, obstáculo que a cadela desconhecia, mas que depressa venceu.

A pouca obediência que empreendemos resumiu-se à prática da obediência dinâmica, à aplicação dos comandos silenciosos e ao comando de “quieto” em conjunto e por breves instantes, comando documentado na foto abaixo.

Os condutores mostraram-se aplicados e alegres, atentos às correcções que foram feitas e sempre dispostos a trabalhar. No decorrer dos trabalhos, o nosso fotógrafo foi acometido de uma forte dor nas partes baixas, atribuindo-a ao facto de pouco se mexer.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Afonso/Thor; Cláudio/Balzac; Jorge/Gaia; José António/Doc; José Maria/Drako; Paulo/Bohr: Slavi/Dream; Svetlana/Vlad e Viviane/Dream. A Andreia não compareceu aos trabalhos (quiçá seduzida por algum encanto doméstico) e a Maria continua a ser aguardada com grande ansiedade (ainda bem que as festas de Samora Correia já passaram, porque com os toiros não se brinca!). Tudo correu conforme o esperado. Espera-se que as tempestades vão para outras bandas, onde não façam vítimas nem causem estragos. Retomaremos os trabalhos na data e local pré-estabelecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário