quarta-feira, 4 de outubro de 2023

RECEITA DE IMPOSTOS SOBRE CÃES ATINGE RECORDE NA ALEMANHA

 

O imposto sobre cães trouxe às autoridades fiscais alemãs mais dinheiro do que nunca, de acordo com o Escritório Federal de Estatística Alemão (Statistisches Bundesamt), oficialmente abreviado por “StBA”, autoridade federal alemã pertencente ao Ministério Federal do Interior, que recolhe e analisa informação estatística sobre a economia, a sociedade e o ambiente. A comida para cães e gatos também está ficar mais cara, assim como os serviços veterinários. Os municípios nunca ganharam tanto dinheiro com cães como no ano passado. Os cofres públicos receberam cerca de 414 milhões de euros no ano passado, conforme anunciou quarta-feira o Serviço Federal de Estatística. "Um novo valor recorde." Para as cidades e municípios, isto significou um aumento de 3,3 por cento em comparação com 2021. A receita do imposto sobre cães aumentou consistentemente nos últimos anos, até 44 por cento numa comparação de dez anos: em 2012, o imposto sobre cães rendeu 288 milhões de euros às cidades e municípios.

Os cães estão entre os animais de estimação mais populares na Alemanha, principalmente durante a pandemia do Covid-19, quando muitas pessoas compraram um amigo de quatro patas. O imposto sobre cães é um imposto municipal. O montante e a estrutura do estatuto fiscal são determinados pelo respectivo município, o que equivale a dizer que são os municípios a estipular o valor do imposto sobre cães. Em muitos lugares o valor que os donos têm a pagar dependerá do número de cães que possuem e da sua raça, pelo que “receitas fiscais mais elevadas não significam necessariamente que o número destes animais de estimação também tenha aumentado”, fez saber o StBA.

Manter um cão é um factor de custo que vai além do pagamento de impostos: os preços dos alimentos para cães e gatos aumentaram em média 11,8% em 2022. Para efeito de comparação: a inflação geral foi significativamente mais baixa, de 6,9%, no mesmo período. Um aumento significativo dos preços pode também ser observado actualmente (Escritório Federal de Estatística). Os donos de animais de estimação tiveram que pagar em média mais 15,9% pela comida de cães e gatos em agosto do que no ano anterior. Mais caras estão também as visitas aos veterinários, que foram 27,2% mais caras no passado mês de agosto do que no ano anterior, resultado do ajuste na tabela de honorários dos veterinários ocorrido no final de novembro de 2022 – A taxa de inflação em agosto foi claramente inferior:6,1%!

Diante destes dados divulgados pela Reuters, dpa, três coisas ficam claras na Alemanha e no resto do Mundo: os cães nunca renderam tanto dinheiro; apesar de serem para os ricos, nunca houve tanta gente com cães e tantos a passar dificuldades por causa deles. Não foi só a pandemia que levou a uma maior procura de cães, mas também o apelo constante à adopção dos animais de abrigo, que lhe foi anterior e que continuou a suceder-lhe. O dinheiro que alguns gastariam com os filhos, está agora a ser transferido para o bem-estar e subsistência dos seus cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário