segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PERDEU A VIDA NO CUMPRIMENTO DO DEVER

 

Na passada sexta-feira, dia 27 de outubro, um cão do Departamento do Xerife do Condado de Pima, no estado norte-americano do Arizona, foi morto à facada quando procurava dois suspeitos de um assalto à mão armada. Quando os agentes da autoridade procuravam os dois suspeitos do sexo masculino, viram entrar um homem num pátio comercial cercado por volta das 20h00, altura em que soltaram o K9 Kenzo e o enviaram para rondar a área, segundo disse o departamento do xerife num comunicado à imprensa no passado sábado (no dia seguinte ao ocorrido).

Estranhando a ausência do animal, que não voltou, os elementos policiais foram no seu encalce. Quando finalmente o encontraram, o Kenzo (na fotos seguintes) estava deitado ao lado de um dos suspeitos e apresentava “ferimentos com risco de vida”, segundo disseram as autoridades. Os agentes no local levaram o bravo Malinois ao veterinário, mas o animal não sobreviveu. Os veterinários irão realizar uma autópsia, muito embora o cão tivesse ferimentos consistentes com um esfaqueamento.

“Estamos tristes com a perca do K9 Kenzo e lembrados dos perigos que os nossos agentes enfrentam com os seus parceiros K9 ao seu lado”, disse o departamento policial num comunicado. Dois homens – Cody D. Bartlett, 36; e Juan Tacho, 32 anos – foram presos sob a acusação de assalto à mão armada e roubo qualificado. Bartlett foi também acusado de matar ou ferir um animal de trabalho/serviço, disse o departamento do xerife. Gente de todo o país enalteceu o serviço do protector canino caído.

Todos os anos morrem cães policiais e militares para que os seus parceiros humanos não pereçam, polícias e militares de 4 patas que enfrentam o perigo em primeira mão, verdadeiros anjos da guarda para quem os trata, acompanha e manobra – o Kenzo foi um deles! Todavia, caso pudesse escolher, estou em crer que o Kenzo preferiria viver a ser tratado como herói! A hipocrisia continua, ensinamos os cães com base no reforço positivo, a pensar no seu bem-estar e enviamo-los depois para a morte - para que morram no nosso lugar. Não será esta substituição uma das manifestações mais reles de especismo? Não terão estes cães direito à vida? Que avancem os cães de lata!

Sem comentários:

Enviar um comentário