Com
a nova lei espanhola de protecção aos animais, entrada em vigor a 29 de
setembro deste ano, que proíbe deixar cães amarrados sem supervisão nas
entradas de supermercados e lojas, uma prática até aqui bastante comum em
Espanha e que agora acarreta uma multa de 500 euros (530,07 dólares), é bem
possível que venhamos a ter aqui uma igual. Na Noruega, que conta com uma legislação
semelhante há duas décadas, uma empresa desenvolveu uma solução para evitar
multas: canis climatizados, seguros e gratuitos para os usuários, localizados
próximos das lojas e de abertura e fechamento através de uma aplicação. Estes
canis já estão presentes em cinco países europeus (julgo que Portugal não seja
um deles). Enquanto isso, nos Estados Unidos, outra empresa oferece serviços
semelhantes, muito embora cobre uma taxa.
Via
telefone, Frode Rogstad, CEO da Den4Dogs, explicou: “Somos uma pequena empresa
norueguesa fundada por amantes de cães. Trabalhamos com especialistas em cães (universidades,
treinadores de cães e abrigos de cães) para criarmos uma solução adequada para
estes animais.” Esta empresa desenvolveu um canil individual que é colocado na
entrada dos estabelecimentos que o solicitam. Para utilizar este serviço, o
consumidor precisa de descarregar uma aplicação. Ao chegar ao supermercado,
abre a porta do canil com outra aplicação e deixam o cão ali, onde ele fica
preso com fechadura electromagnética. “Eles têm ar condicionado, são
confortáveis e seguros”, diz Rogstad. Depois de terem terminado as compras, os
donos abrem a porta com o mesma aplicação e tiram o animal. Os canis são
desinfectados automaticamente após cada utilização e evitam que o cão morda ou
que sofra o ataque de outro, impedindo também o seu roubo. “Os canis
climatizados encontram-se instalados principalmente junto a supermercados,
shopping centers, restaurantes e farmácias que os solicitam”, disse o seu
fundador.
A
DogSpot, marca que oferece canis confortáveis onde as pessoas podem deixar os seus
animais de estimação enquanto fazem compras ou comem num restaurante, já actua
nos Estados Unidos há alguns anos. Os canis são feitos de alumínio,
climatizados e ligados à Internet, para que os proprietários possam saber a
todo momento como estão os seus animais de estimação. O serviço custa aos
usuários 30 centavos por minuto. Segundo dados desta empresa, ela está presente
em 17 estados norte-americanos . “Com o Dogspot, você não precisa de deixar o seu
cão em casa quando vai dar um passeio e não precisa de resignar-se a
deixá-lo amarrado e desacompanhado enquanto vai às compras. Os nossos canis são
gabinetes aconchegantes e de alta tecnologia nas calçadas perto de lugares que
desejam ser amigáveis para o seu animal de estimação”, diz a empresa em seu
site.
Esta solução norueguesa, para além de ir ao encontro do bem-estar animal, que é no fundo o que lhe garante a procura, é também um “negócio que tem pernas para andar”, revelando-se extremamente lucrativo, o que prova mais uma vez a grande visão empresarial dos escandinavos, por norma na vanguarda dos negócios em parceria com os holandeses, que negoceiam quase tudo.
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