quarta-feira, 20 de julho de 2022

TEIMOSIA AO CREPÚSCULO

 

Ontem, porque importava dar o exemplo e incentivar o Jorge, apostado em aumentar a velocidade da CPA Gaia para que alcançasse mais metros em cada passada de galope, optei por agarrar no CPA Bohr e acompanhá-lo na transposição de dois obstáculos naturais consecutivos, dispostos a 3 metros de distância um do outro e sem consentir ao cão qualquer passada de permeio, trabalho árduo para dois velhotes, muito embora o Bohr não tenha metade das minhas mazelas. Mas, como sou teimoso e do tempo em que “o que era para fazer tinha muita força”, executei o exercício conforme o pretendido (GIF acima). E Em boa hora o fiz, porque o Jorge e a Gaia fizeram-no de seguida (GIF abaixo). E tudo isto para quê? Para alcançar a velocidade funcional requerida para o bom desempenho de um cão.

Como raríssimas disciplinas cinotécnicas se aguentam de pé sem qualquer tipo de obediência, alternámos os exercícios de ENDURANCE com a IMOBLIZAÇÂO À LINHA (também conhecido como interrupção de chamada), exercício que obriga os condutores a chamar os seus cães e a travá-los o mais perto possível de uma linha no solo (ganha quem ficar mais perto da corda por excesso ou defeito).

Não é fácil executar um trabalho destes num jardim público, com gente sempre a passar, a querer acariciar os cães e outros ainda a assanhá-los. E, como se isto não bastasse, somos também obrigados a contar com a presença de cães alheios, que soltos, tanto rosnam como desafiam os nossos para a brincadeira. Assim, estamos perante um exercício de pura obediência nada simples. Contudo, não encontraríamos melhores circunstâncias para o fazer.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios João/Bohr; João/Tommy; Jorge/Gaia e Paulo/Bohr. O Tommy está a comportar-se com muita classe e brio nos sítios por onde passa e a Gaia está a melhorar de dia para dia, não só na ginástica mas também na obediência. A reportagem fotográfica coube aos mesmos e o dia esteve de feição. Por onde andará o CA Oliver? Provavelmente por lugares enfadonhos e onde não aprende nada, enclausurado dentro de casa e ansioso de vir treinar. Hoje retomaremos os nossos trabalhos com a mesma vontade e alegria.

Sem comentários:

Enviar um comentário