sexta-feira, 15 de julho de 2022

SUAIMHNEAS SÍORAI SKIPPY

 

Morreu pacificamente no passado dia 06 de julho, numa fazenda em Elly Bay, pertencente ao condado irlandês de Connacht, pelas 11 da manhã, o cão mais velho da Irlanda, um Border Collie chamado SKIPPY com 27 anos de idade. O Skippy perdeu a mobilidade das pernas nos seus últimos dias, o que o impedia de andar, mas não deixou de ser bem tratado, porque o seu dono, o Sr. Patrick Geraghty, com a bonita idade de 84 anos, deu-lhe roupa de cama, comida e administrava-lhe os medicamentos, tudo para que sentisse confortável na velhice. O Sr. Geraghty criou o Skippy desde cachorrinho, quando tinha apenas poucas semanas de vida, no verão de 1995, adquirindo-o de um renomado criador chamado Joe Dean de Belmullet. Patrick Geraghty tinha dito anteriormente ao jornal Irish Mirror que alimentava o Skippy com duas latas de ração Brandy por dia (uma de manhã e outra à noite), já que o Border não gostava de mais nenhuma marca. O finado cão também adorava comer as sobras do almoço do seu dono, geralmente guisado irlandês, que ele só comia se levasse um pouco de molho por cima.

Quando finalmente o Skippy enfraqueceu, Geraghty não teve dúvidas: “Chegou a minha vez de cuidar dele. Enquanto ele teve saúde foi muito bom para mim, agora encontra-se deprimido e eu tenho que lhe dar água 4 vezes ao dia e 3 vezes comida – mas não me importo.” O vizinho do dono, Fergus Sweeney, disse acreditar que o segredo por detrás da longa vida de Skippy ficou a dever-se ao seu modo de vida e ao ar fresco marítimo da península de Erris. “Eu diria que tudo se resume a uma vida realmente natural”, disse ele. “Comida realmente saudável, vivendo e trabalhando ao ar livre.” Convém dizer que a esperança média de vida de um Border Collie é entre 12 e 25 anos, pelo que o Skippy foi um recordista de longevidade ao viver 27 anos! O recorde mundial oficial do Guinness Book para o cão mais velho pertence à BLUEY, uma cadela australiana que morreu em 1939 com a bonita idade de 29 anos e 5 meses. Certa vez tive um Collie Barbudo, FARUK OF HIGHLANDS, que viveu mais de 20 anos, não sei se com 23 ou 25 anos (teve que ser sacrificado) e foi com ele que abri a minha primeira escola. Nos Pastores Alemães da minha linha, alguns ultrapassam os 15 anos de idade. Actualmente e no geral, os cães alcançam maior longevidade por causa de uma maior sensibilidade com o seu bem-estar e graças à preciosa ajuda dos medicamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário