domingo, 19 de agosto de 2018

UMA CAMPANHA ACERTADA!

Ontem pela manhã, na PRAIA de WINTERTON-ON-SEA, vila na costa de Norfolk/Inglaterra que dá para o Mar do Norte, a RSPB (ROYAL SOCIETY FOR THE PROTECTION OF BIRDS)1, ao abrigo da Campanha “SHARE OUR SHORES” (partilhar as nossas praias), convidou os proprietários caninos locais e os seus cães para um pequeno-almoço gratuito na praia debaixo do slogan “cães felizes, pessoas felizes, vida selvagem feliz”.
O evento contou com um grande número de participantes a quem foi explicado qual a importância daquela praia e respectivas Dunas2 para as aves nidificantes, nomeadamente para aves marinhas raras como é o caso da pequena Andorinha-do-Mar, que voa desde a África Ocidental para ali nidificar e criar a sua prole na praia.
Enquanto homens e cães saboreavam o pequeno-almoço, foi adiantado para os primeiros que Winterton e outras praias do leste de Norfolk suportam 20% da população nacional daquelas aves e que nos últimos 30 anos, devido à falta de praias seguras para nidificar e alimentar os seus filhos, a população de andorinhas-do-mar sofreu uma grave queda, tudo por culpa de predadores e dos incómodos causados por homens e cães.
O pessoal do RSPB, depois deste esclarecimento, encorajou todos os usuários daquela praia para fazerem tudo ao seu alcance no sentido de preservar a vida selvagem, a adquirir comportamentos que não obstem ao desejável florescimento da vida selvagem no litoral daquela região, que obviamente tem lugar para todos (homens, cães e vida selvagem).
EMILY KENCH (na foto abaixo), porta-voz da RSPB no leste de Inglaterra, sintetizou: “Foi um evento realmente adorável. Tivemos mais de 50 pessoas presentes, o que foi uma óptima participação. Havia muitos cães e foi óptimo poder falar com os seus donos, usuários de praia e consciencializar todas as pessoas acerca do problema” e “Foi lindo confraternizar e tivemos uma óptima manhã com cães e donos conversando sobre como coabitar na nossa orla marítima".
A RSPB foi ali alertar para o problema das aves e incentivar os proprietários caninos a comportamentos responsáveis. Podia tê-lo feito pela rádio, pela televisão, através de outdoors ou pela entrega de brindes, mas preferiu e bem o contacto pessoal no local, estratégia que melhor poderá servir aos seus objectivos, que vendo bem, são do interesse de todos.
1 Organização de beneficência registada na Inglaterra, País de Gales e Escócia, fundada juntamente com a Liga da Plumagem em 1889 por Emily Williamson. 2 As Dunas de Winterton situam-se entre a Vila e o Mar do Norte, incluem uma Reserva Natural Nacional de 109 hectares e são habitadas por várias espécies notáveis, como é o caso da pequena Andorinha-do-Mar e do Sapo-Correio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário