Chegará em breve um cão
virtual que será usado como ferramenta educacional para ajudar a evitar as
mordeduras dos cães, projecto inovador liderado pelo CENTRO VIRTUAL DE ENGENHARIA (VEC) da UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL,
numa parceria com PESQUISADORES
DE COMPORTAMENTO ANIMAL da DOGS
TRUST e da própria UNIVERSIDADE
DE LIVERPOOL. O VEC
criou
uma experiência de realidade virtual (VR) em que as pessoas podem abordar e
interagir com um cão exibindo sinais de agressão de maneira segura e
controlada. A experiência tem como OBJECTIVO AJUDAR ADULTOS E CRIANÇAS A RECONHECER
COMPORTAMENTOS CANINOS ESPECÍFICOS QUE PODERÃO GERAR ATAQUES OU INCIDENTES,
CASO NÃO SEJAM CORRECTAMENTE IDENTIFICADOS.
Convém saber que só no ano
de 2013 foram registadas 6.740 HOSPITALIZAÇÕES NO
REINO UNIDO POR CONTA DE ATAQUES CANINOS À DENTADA,
sugerindo a pesquisa Universidade de Liverpool que o total desses ataques seja
maior do que o encontrado nos registos hospitalares. Como parte do desejo de
educar melhor as crianças e adultos sobre a prevenção contra os ataques dos
cães, A DOGS TRUST QUERIA
ENCONTRAR UMA FERRAMENTA DIGITAL CAPAZ DE AJUDAR AS PESSOAS A IDENTIFICAR UMA
VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS DE STRESS E AMEAÇA COM POTENCIAL PARA DESPOLETAR UM
ATAQUE CANINO À DENTADA. Em resposta a este desafio, uma
equipa de especialistas em comportamento animal e psicólogos da Universidade
trabalharam em estreita colaboração com a VEC para garantir que a linguagem
corporal e os detalhes mostrados no ambiente virtual fossem realistas e uma
reflexão verdadeira do comportamento canino no mundo real.
Quando o usuário se
aproxima do cão, o comportamento e a linguagem corporal do animal mudam
gradualmente, o comportamento do cão começa a mostrar sinais de agressão,
incluindo lamber os lábios, abaixar a cabeça e o corpo, levantar a pata dianteira,
rosnar e mostrar os dentes. Estes comportamentos são referenciados a partir da
"Escada Canina da Agressão", que mostra como um cão pode comportar-se
quando não quer ser abordado. IAIN
CANT,
líder da equipa de visualização da VEC, disse: "Este foi um projecto
realmente interessante para se trabalhar e que tem um grande potencial para o futuro.
"Os próximos passos procurarão aprimorar os detalhes dentro do ambiente
imersivo para garantir que a simulação seja o mais realista possível.
Desenvolvimentos futuros mostrarão também uma gama mais ampla de comportamentos
caninos e melhores reacções do cão ao comportamento do usuário". "Mais
amplamente, o projecto destaca como as experiências imersivas podem ser válidas
para organizações como a Dogs Trust e serem usadas como uma ferramenta
educacional valiosa."
A ideia agrada-nos muitíssimo
pela validade pedagógica que sugere. Queira Deus que o cão virtual que está
para chegar surta o efeito esperado, contribuindo assim para a diminuição do número
de mortos e feridos, maioritariamente crianças e idosos, no Reino Unido e no
mundo.
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