segunda-feira, 13 de agosto de 2018

É ASSIM QUE SE FAZ!

No passado Sábado, em IPSWICH/Inglaterra, ao abrigo da Campanha “TAKE THE LEAD”, HELEN SISMORE, representante oficial da comunidade local de invisuais na GUIDE DOGS UK, serviu de guia ao membro do parlamento (MP) por Ipswich, SANDY MARTIN, eleito nas eleições gerais do ano passado, numa caminhada voluntária pela cidade com os olhos vendados.
Este político trabalhista de 61 anos, que se descreve politicamente como um socialista democrático e ambientalista, é filho do falecido actor Trevor Martin e foi líder do Grupo Trabalhista no Conselho do Condado de Suffolk.
A participação na caminhada deste membro do parlamento serviu para experimentar os desafios quotidianos enfrentados naquela cidade por invisuais e deficientes visuais, propósito que reafirmou quando instado a pronunciar-se sobre a sua participação, adiantando ainda que se sentiu seguro durante a progressão por se ter segurado ao cotovelo de Helen Sismore. O apoio recebido desta senhora levou o MP a inteirar-se da importância de um cão-guia, que segundo ele faz toda a diferença.
“A Campanha “TAKE THE LEAD” visa incentivar a posse responsável de cães e impedir que estes ataquem os cães-guias, como infelizmente ali tem vindo a acontecer a um ritmo nunca visto. No final da caminhada, ALICE FIRBANK, coordenadora da campanha, disse à guisa de conclusão: “Este evento foi uma parte fundamental da nossa campanha e mostrou os desafios que os deficientes visuais enfrentam quando navegam pelo centro da cidade e serviu também para enfatizar a importância de um cão-guia para seu dono e porque é tão importante ajudar a mantê-lo seguro”.
Desconheço se em Portugal os cães-guia são também vítimas dos ataques dos outros cães e qual a sua frequência. Caso sejam e houver necessidade de uma maior sensibilização para o problema, nada com copiar o exemplo de Ipswich e convidar um deputado nacional ou um autarca para caminhar nas ruas da sua cidade de olhos vendados. Estou até convencido que o nosso Presidente da República não se faria rogado a uma iniciativa destas!

Sem comentários:

Enviar um comentário