Sair à rua com um cão e
com o cartão de crédito (débito) no bolso é cada vez mais problemático, porque
os produtos e serviços para cães não param de aumentar, muitos são tentadores e
a maioria é dispensável, apesar de sugestionável por apelar descaradamente aos
sentimentos dos donos, que apenas desejam o melhor para os seus cães. Como todos
já demos por isso, estamos na “era do cão-filho” ou do “cão-criança” e já nada
nos espanta!
O americano TERRY WOODFORD,
agora com 75 anos de idade, que iniciou a sua carreira no princípio dos anos 60
e que a prolongou durante ¼ de século, trabalhando como compositor, produtor e
engenheiro de som de grupos famosos como as SUPREME,
as TEMPTATIONS e
os COMMODORES,
encontra-se hoje longe dos grandes sucessos e dos nomes famosos da música
actual, mas mesmo assim e apesar da idade, continua a merecer nota de destaque,
ao lançar no mercado uma colectânea de músicas que intitulou de “CANINE LULLABIES”,
próprias segundo ele para acalmar os cães de abrigo.
Estas “Canine Lullabies”
(canções de embalar para cães) encontram-se à disposição dos interessados nos
mercados americano, australiano, indiano e inglês. As pessoas responsáveis
pelos cães de abrigo têm tecido rasgados elogios ao trabalho de Woodford, já
que as suas músicas são verdadeiramente pacificadoras e eficazes contra a
ansiedade da separação (estamos a citar). Estes trechos musicais combinam o som
do batimento cardíaco humano com canções de embalar tradicionais. Pode ver um exemplo
de uma se clicar em cima de https://www.youtube.com/watch?v=HMI_GFaWA14
.
As actuais e muito
procuradas Canine Lullabies foram primeiro “HEARTBEAT
LULLABIES”, quando em 1985, em Huntsville, no Estado do Alabama,
uma senhora que trabalhava como terapeuta recreativa em creches, desafiou
Woodford a criar músicas para sossegar bebés. Apesar de resistir a princípio, o
grande produtor de discos aceitou, vindo essas melodias musicais a ser
empregues com sucesso junto de bebés chorões, creches e maternidades.
Durante treze anos
Woodford fartou-se de receber telefonemas e e-mails de pessoas que tocavam com
êxito as Heartbeat Lullabies para os seus cães, novidade que o deixou perplexo.
Foram muitos aqueles que lhe disseram que as suas músicas acalmavam os cães e
evitava que ladrassem ou sofressem demasiado com a ausência dos donos. O êxito
foi tal que as melodias passaram a ser usadas em canis e abrigos.
Mesmo assim Woodford não
estava verdadeiramente convencido, até que um dia teve que render-se às
evidências. Isso aconteceu quando morava em Colorado Springs e decidiu visitar
um abrigo para cães. Ao entrar por um corredor entre filas de boxes, os cães
ladravam e saltavam, até que um funcionário pôs a tocar uma Heartbeat Lullaby e
passados 15 segundos todos os cães serenaram, o que deixou assustado Woodford.
Ele estima que hoje as suas Canine Lullabies são ouvidas em aproximadamente
2.500 abrigos caninos.
A influência da música no
comportamento canino há muito que é estudada. Um estudo de 2002, que testou o
impacto de diferentes estilos musicais no ladrar e no comportamento de cães em
abrigos, descobriu que a música clássica encoraja o relaxamento e o silêncio,
enquanto o heavy provoca reacções opostas. Um estudo de 2012 comprovou esses
resultados e um de 2017 concluiu que os cães de abrigo respondiam um melhor
quando expostos ao reggae ou ao soft rock , em oposição à Motown, música pop ou
clássica.
Woodford, que recebe
pedidos de toda a América, fornece gratuitamente CDs e downloads para abrigos,
centros de resgate e clínicas de animais. Não há nada como experimentar, mas
convém relembrar que os cães são interactivos e excursionistas, e que nenhuma
melodia musical conseguirá só por si curar todos os achaques e suprir todas as
necessidades caninas.
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