quinta-feira, 7 de junho de 2018

UMA TAREFA REAL

No dia em que ELIZABETH II abandonar este mundo, lamentarei a sua partida (caso vá primeiro do que eu), porque ao longo da minha vida sempre a vi coerente e fiel a si própria, o melhor dos símbolos que a Inglaterra já teve alguma vez e de quem seguramente os ingleses se podem orgulhar. Desta vez a Rainha, junto com a Duquesa da Cornualha, deslocou-se ao ROYAL MEWS para celebrar o 10º aniversário da MEDICAL DETECTION DOGS, instituição de caridade de quem a nora que a acompanhava é patrona.
O par assistiu a incríveis exibições de dois cães treinados para detectarem doenças pelo olfacto, o Cocker Spaniel KIZZY e o Labrador preto PEANUT, que identificaram em questão de segundos a presença de cancro da bexiga e a Doença de Parkinson em amostras de pacientes.
Depois desta demonstração, a Rainha foi recebida por um grupo de cães e conversou com CLAIRE GUEST (na foto abaixo), a principal executiva da Medical Detection Dogs, que lhe disse ter sido uma honra mostrar o seu trabalho para tão distintas convidadas, adiantando ainda para a plateia o seguinte: “Há dez anos atrás eu co-fundei esta instituição de caridade e, uma década depois, fizemos um progresso muito empolgante. Esta semana, anunciámos a nossa colaboração com um centro de pesquisa global líder nos Estados Unidos, o MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY (MIT), para desenvolver uma máquina capaz de detectar o cancro com a mesma precisão que os cães."
A Medical Detection Dogs dedica-se essencialmente a treinar BIO DETECTION DOGS e MEDICAL ALERT ASSISTANCE DOGS, usados respectivamente para identificar várias doenças, cancros inclusive, e para alertar os donos diabéticos antes que lhes suceda um ataque hiperglicémico ou de hipoglicemia. O diagnóstico precoce operado pelos cães, que têm uma taxa de sucesso de 93%, aumenta as possibilidades de cura nos pacientes, que ao serem tratados atempadamente, acabam por sobreviver.
No final da visita, esta instituição de caridade presenteou a Duquesa com um belo esboço dos seus dois cães, BETH e BLUBELL, que foram adoptados de um abrigo de animais em BATTERSEA, do qual a Duquesa é também patrona. 
E quanto à Rainha, cumpriu mais uma das suas tarefas reais. Dar-lhe-ão descanso algum dia ou manter-se-á no activo até morrer? Apesar de não desejar mal a ninguém, preferiria a segunda opção, porque não vejo ninguém na sua família com a maturidade necessária para tão alto cargo.

Sem comentários:

Enviar um comentário