quarta-feira, 13 de junho de 2018

22.200 DÓLARES POR UM CÃO

Realiza-se todos os anos na pequena cidade de CASTERTON, na região de Victoria, a 360 km a oeste de Melbourne, o CASTERTON KELPIE MUSTER, feira, exibição e leilão que reúne só os melhores cães de trabalho da Austrália. Este ano participaram nas demonstrações 60 cães e total dos cães vendidos atingiu o montante de 260.000 Dólares. Até à edição deste ano, o cão que foi vendido mais caro custou ao seu novo proprietário 14.000 Dólares, verba difícil de ultrapassar, só que um KELPIE chamado GLENCAIRN SEVEN (na foto acima), excedeu este ano todas as expectativas e foi vendido pelo preço recorde de 22.200 Dólares. E como não há duas sem três, também uma cadela chamada LESSI SALLY bateu o anterior recorde, ao ser vendida por 16.500 Dólares.
O recordista GLENCAIRN SEVEN, um KELPIE preto-afogueado com 2 anos de idade, chegou àquele certame com fama de ser forte, talentoso e de ter um grande coração (resistência e generosidade), predicados que veio a confirmar e que atraíram uma multidão para a sua exibição anterior do leilão. Comprovado o seu potencial por quem dele necessitava, um ovinicultor bateu toda a concorrência e logrou levá-lo para casa. Convém relembrar que os ovinicultores australianos dependem e muito dos seus cães de trabalho, pelo que alguns não têm preço.
No CASTERTON KELPIE MUSTER, para além de mostrarem as suas habilidades como cães de pastoreio, os Kelpies são convidados para um sem número de exercícios, onde se vêem obrigados a mostrar a sua determinação, força e versatilidade, conforme se pode ver na foto abaixo, onde um Kelpie preto-afogueado ultrapassa um muro de 2.5 m de altura para delírio da multidão.
Só se compreende a ousadia de dar tanto dinheiro por um cão de ovelhas diante do panorama da ovinicultura australiana, onde os terrenos são infindos, as ovelhas mais do que muitas e os dingos espreitam. É possível que um novo recorde seja batido no próximo ano em CASTERTON, porque o mundo não anda para trás quando se vive em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário