terça-feira, 19 de junho de 2018

DOIS NÃO DEVEM SER SÓ UM!

Por mais valentes que sejam dois cães, um sempre dominará o outro e o dominador jamais consentirá ao derrotado um estatuto igual ao seu. Quando dois cachorros crescem juntos, logo a partir dos 4 meses de idade, começam a lutar pelo seu lugar social e 2 meses depois já estabeleceram e perpetuaram o seu escalonamento hierárquico, isto se forem dois machos, porque se for um casal, o macho sempre dominará e se forem duas fêmeas, uma e outra tentarão tirar vantagem a partir do cio da sua companheira para a dominar, na eventualidade de ambas terem o mesmo perfil psicológico.
E quando assim acontece, ao invés de termos dois cães que se completam para determinado serviço, temos um dominante que resiste à autoridade e um submisso de pouco ou nenhum préstimo, a despeito das suas mais-valias genéticas.
Assim, havendo dois cachorros destinados à guarda de uma casa, cada um deles deverá ter um território próprio e independente, território que bem depressa aprenderão a defender por se sentirem nele como “reis e senhores”, onde actuam de acordo com a sua autonomia, que pouco a pouco opera o robustecimento do seu carácter. Importa primeiro treiná-los em separado, para que depois possam completar-se um ao outro, prémio que geralmente acontece com a chegada da maturidade emocional de ambos.
Como se depreende, este protocolo deverá acontecer imediatamente após os 4 meses de idade dos cachorros.

Sem comentários:

Enviar um comentário