terça-feira, 5 de junho de 2018

A SALVAGUARDA ANIMAL TORNA O ADESTRAMENTO OBRIGATÓRIO

Como introdução ao tema vamos narrar o sucedido a dois Jack Russels no Condado inglês de Durham, notícia que seleccionámos na nossa revista diária pela imprensa inglesa, tradicionalmente mundo fecunda no que diz respeito aos animais. Dois Jack Russels (Beauty e Toby) encontraram algumas salsichas fritas no jardim dos seus donos, que alguém lá deixou para os “despachar” e, como o petisco era apelativo, acabaram por comê-las. Afortunadamente, a sua dona apercebeu-se que algo não estava bem e levou-os ao veterinário. Chegados lá, verificou-se que um dos cães tinha um anzol de pesca no estômago e o outro dois. Como consequência disso, porque havia o risco de peritonite, caso os anzóis perfurassem o estômago de algum deles, ambos foram operados e encontram-se agora livres de perigo.
No entrudo em que se transformou o adestramento actual, que de circo tudo tem e que deveria passar a chamar-se de neo ilusionismo por força dos seus “truques”, já que os mágicos dizem que nos vão enganar e os “adestradores” não, há muita boa gente que, entretida a fazer o que gosta, acaba por condenar cães e oferecer profundos desgostos aos seus donos. Sem a RECUSA DE ENGODOS nenhum cão está devidamente treinado, pelo menos enquanto a vida for o melhor dos seus bens. É a salvaguarda animal que torna obrigatório o adestramento e nada mais, ela é o OBJECTIVO CENTRAL do ADESTRAMENTO e entende-se porquê, basta atentar para o ocorrido com os Jack Russels. Se no lugar da salvaguarda canina colocarmos como objectivo central do adestramento outro propósito, estamos mais uma vez a cair na esparrela do especismo e a desprezar a vida dos animais.
Nada impede que um cão campeão, seja lá de que serviço ou modalidade desportiva for, tenha também instalados os comandos inerentes à sua salvaguarda, que sistematicamente reavivados, farão com que permaneça mais tempo entre nós. Por outro lado e isto já está a acontecer, à medida que o número de cães aumenta nos lares, cresce ainda mais a sua oposição, que tudo faz e continuará a fazer para alcançar a sua eliminação. Brincar com cães é agradável e fácil, ensiná-los a sobreviver é nossa obrigação!

Sem comentários:

Enviar um comentário