quarta-feira, 6 de junho de 2018

DAQUI EM DIANTE VOU ACORDAR COM O CANTAR DOS PASSARINHOS

Os condomínios de luxo estão a avançar cada vez mais para o interior e a invadir áreas rurais, costeiras, fluviais e florestais de rara beleza, tudo para que os seus moradores tenham uma vida sã, descontraída e em contacto com a mãe natureza, onde possam finalmente descansar e relaxar, enquanto observam o atemporal e estendem os olhos ao infinito. Muitos, encantados com a paisagem circundante onde não falta um campo de golfe, ao comprarem uma casa ali, dizem radiantes para si mesmos: “Daqui em diante vou acordar com o cantar dos passarinhos!”
Infelizmente só terão essa sorte no início da sua estada ali, porque à medida que o vizinhos chegam e o condomínio enche, os passarinhos deixam de ser ouvidos, os coelhos bravos desaparecem, o silêncio da noite é quebrado, as crianças ficam em risco e até os passeios pelos arruamentos tornam-se perigosos. E tudo isto porquê? Porque os regulamentos dos condomínios permitem aos seus moradores ter cães e gatos, o que causará um desastre ecológico, um sério incómodo para todos e uma grande estucha para quem não gosta de animais e vai “ter” que aturá-los!
Os bons dos gatinhos bem depressa se interessarão pelos coelhos e por uma multivariedade de aves, fazendo-lhes esperas normalmente bem-sucedidas, que a breve trecho acabarão com uns e outros naquele lugar. Todos sabemos que os “miaus” são exímios caçadores e que têm uma paciência infinda, esperando os coelhos à saída das tocas e junto aos cursos de água, que para além de surpreenderem os passarinhos quando pousam, sobem às árvores, vão os ninhos e comem todos os passarinhos que lá encontrarem. E quando assim acontece, até as raposas e os patos bravos terão que mudar de lugar!
Do que escapar aos gatos tomarão os cães conta, até porque a maioria dos adoptados é geneticamente caçadora, provindo na maioria dos casos de cães de caça abandonados de pequeno ou médio porte. A somar a estes, temos os usuais retrievers (Goldens e Labradores), Cockers, Dachshunds e Setters que, tendo condições para isso, desinteressar-se-ão das bolas e partirão para caçar, ameaçando e exterminando  toda a fauna local, quer ela seja terrestre ou aquática.
Com caça um sem ela, mais cedo ou mais tarde, porque as moradias do condomínio são amplas e têm quintais que o permitem, começará a caça ao homem, porque delas saltarão grandes cães protectores, particularmente lupinos e molossos, que isentos de qualquer tipo de educação e controlo, considerarão os arruamentos do condomínio como seus, achando por bem perseguir e escorraçar quem por lá passa, impedindo as crianças de sair para o exterior, mantendo sob custódia os vizinhos dentro de casa e inviabilizando os passeios e as corridas diárias de alguns residentes, porque têm medo de cães ou temem ser mordidos.
Quando a situação se tornar incontrolável, então serão tomadas medidas, que ao chegarem “tarde e a más horas”, não invalidarão as consequências dos disparates até ali ocorridos. O que acabámos de dizer é motivo mais do que suficiente para o abandono de um condomínio assim e prá procura de um que proíba a posse de cães e gatos aos seus residentes. Ninguém é obrigado a gostar de animais, gostar deles não faz ninguém melhor ou pior e todos devemos ser respeitados. Assim, se você não gosta de conviver com animais de estimação, não se iluda ou deixe enganar, procure um condomínio que proíba a sua coabitação ali.
É evidente que uma situação como a que descrevemos não nos incomodaria demais, porque gostamos de animais e de conviver com eles, éramos até capazes de dar algumas lições gratuitas a algum cão descontrolado e de valer a algum dono apavorado, mas jamais pactuaríamos com a agressão dos vizinhos e com os desequilíbrios ecológicos provocados por cães e gatos. E por falar neles, deixo aqui uma foto reveladora, já que existem condomínios que só aceitam cães e outros que só aceitam gatos.
Caro amigo e leitor, nunca se esqueça que ninguém é obrigado a suportar o seu cão e que ele deverá ser educado para não incomodar outrem, pois só assim será bem aceite na comunidade onde vivem. Melhor aceitação terão se simultaneamente cumprirem as disposições legais em vigor.

Sem comentários:

Enviar um comentário