terça-feira, 12 de junho de 2018

O MUNDO À NOSSA VOLTA: CIMEIRA DE SINGAPURA

São muitos os intelectuais e os artistas que detestam TRUMP e que não o escondem, antipatia expressa de vários modos que não tem excluído os mais rudes e grosseiros, eventualmente por ser populista, autoritário, gostar de regimes autoritários, anular alguns protocolos estabelecidos pelos seus antecessores, abandonar acordos internacionais anteriormente assumidos pela administração norte-americana e também por ser muito rico. Mas ninguém pode duvidar que este magnata teuto-celta sabe negociar como ninguém e que a ele se deve a actual recuperação económica dos Estados Unidos. Eu não gosto dele por causa de “dar o dito por não dito”, porque o que diz ser verdade hoje, amanhã é mentira e vice-versa, praxis que também tem dificultado as históricas relações da América com os seus aliados europeus, que nunca sabem para que lado acorda virado!
De acordo com o próprio TRUMP, a CIMEIRA DE SINGAPURA saldou-se num acordo vantajoso para as duas nações e até parece que o Presidente norte-americano encontrou em KIM uma alma gémea, como se fosse mais o que os une do que aquilo que os separa. TRUMP disse hoje que o acordo agora alcançado com a CORÉIA DO NORTE é também uma boa notícia para a CHINA, que não poderia estar descansada com um vizinho carregado de armamento nuclear. Sinceramente, até pelos esforços diplomáticos chineses na realização desta cimeira, acho que KIM a COREIA DO NORTE outra coisa não são que a cabeça e o corpo de um cão-de-fila a mando da CHINA, nação cada vez mais expansionista, cuja expansão colide e continuará a colidir com os interesses de europeus, americanos e russos. Teremos paz enquanto for possível encontrar países capazes de sustentar a economia destas grandes nações e quanto tal deixar de ser possível, a probabilidade de uma guerra é mais do que certa, muito embora ninguém queira começá-la.
O acordo agora alcançado entre norte-americanos e norte-coreanos é acima de tudo uma boa notícia para o Mundo, cuja existência ficaria seriamente em risco caso os oponentes tivessem optado por pegar em armas. Não sabemos ao certo quanto durará este “estado de graça”, porque raros são os negócios que oferecem as mesmas vantagens a ambas as partes e tanto TRUMP como KIM são especialistas em desdizer-se e em violar acordos.

Sem comentários:

Enviar um comentário