segunda-feira, 11 de junho de 2018

CHEGOU A HORA DOS “AGRI-DOGS”

Com milhões de abacateiros mortos pela “LAUREL WILT DISEASE” (doença da folha murcha do loureiro), graças à nefasta acção do “BESOURO DA AMBRÓSIA”, que inadvertidamente entrou nos Estados Unidos vindo da Ásia em embalagens de madeira, torna-se imperativo salvar o abacateiro e travar a epidemia.
Importa referir que o abacateiro é do ponto de vista comercial a segunda árvore mais importante no sul da Flórida, logo atrás dos citrinos e que a doença teve ali um efeito industrial devastador nas últimas safras.
Segundo fez saber a AMERICAN SOCIETY FOR HORTICULTURAL SCIENCE, num estudo levado a cabo por pesquisadores da FLORIDA INTERNACIONAL UNIVERSITY, parece que há uma solução à vista, uma vez que estes cientistas avaliaram o uso de cães farejadores na detecção desta praga, verificando em seguida até que ponto esta solução é eficaz.
Quando os sintomas visíveis da doença são visíveis numa árvore, esta já se encontra morta pela infecção e o patógeno tem todas as possibilidades para se estender às árvores ao seu redor através das raízes. Tal qual como acontece com outras doenças, a detecção precoce pode e é fundamental para impedir uma infecção generalizada.
O concurso a cães farejadores parece oferecer à indústria do abacate sinais legítimos de esperança na sua luta contra a disseminação do pequeno insecto que mata as árvores e que lhe rouba o lucro. Três cães foram treinados e estudados pela sua capacidade de detectarem precocemente a doença pelo olfacto.
Durante o estudo foram realizados 229 ensaios e apenas 12 foram falso alarme, o que dá uma margem de erro de apenas 5,24%, o que não deixa de ser formidável. Os cientistas observaram em simultâneo que os cães mantêm os seus índices de trabalho e de acerto mesmo em condições adversas, como calor e humidade elevados. DEETTA MILLS, uma das autoras deste estudo, acrescentou: “ Esta é a melhor ‘tecnologia’ até ao momento para detectar se uma árvore está doente antes que os sintomas externos sejam visíveis”.
Decididamente chegou a hora dos “agro-cães”, animais que doravante correrão os pomares duma ponta à outra à procura de árvores doentes, sentando-se depois na sua frente para sinalizá-las. Surpreendentemente, todos os dias são descobertas novas utilidades para os cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário