terça-feira, 5 de junho de 2018

SABE O QUE É O CRATE TRAINING?

CRATE é o termo inglês para designar na cinecultura a caixa onde se enjaulam os cães e vem da palavra latina “crātis” que é usada para vime. CRATE TRAINING é processo de ensinar um cão a aceitar uma caixa ou gaiola como local familiar e seguro, permanecendo ordinariamente nela ou sempre que se torne necessário. Os seus defensores argumentam que a caixa substitui o covil de outrora e que nela os animais sentem-se mais seguros e confortáveis, o que nunca foi provado mas que goza de alguma aceitação.
Lança mão do CRATE TRAINING quem deseja confinar um cachorro e restringir o seu movimento e liberdade dentro de casa, por razões de princípio, higiénicas, psicológicas, pedagógicas e sociais, porquanto é um condicionamento que actua pela punição negativa, que simultaneamente priva os animais da liberdade e da recompensa. É normalmente usado por expositores de cães de beleza, que doutro modo não teriam como alojar tanto cão dentro de um apartamento; por quem procura uma liderança mais forçada que consentida; por quem procura robustecer artificialmente cães medrosos, que sentindo-se protegidos dentro da caixa ganham agressividade; por quem deseja castigar cães desregrados, abusadores ou agressivos (a gaiola “desmonta” qualquer cão) e finalmente por quem pretende ajudar os cães a terem maior controle sobre a bexiga e os intestinos, porque enquanto dentro das caixas dificilmente urinarão ou defecarão, já que são naturalmente asseados por razões ligadas ao seu bem-estar e sobrevivência. Como se deduz, o CRATE TRAINING pode ser e normalmente é usado como subsídio na reeducação canina (certos “encantadores” que o digam).
Ao contrário de outros, nunca optámos pelo CRATE TRAINING tanto na educação como na reeducação caninas, por entendermos ser uma violação da cumplicidade binomial que procuramos e um atentado ao viver social do lobo familiar, que não nasceu para estar só e não necessita de ficar deprimido, retraído, ansioso ou hiperactivo. Por outro lado, temendo o abuso de tal prática, nunca a aconselhámos aos nossos alunos, por temermos a inusitada reactividade dos seus cães e a sua deterioração emocional e comportamental, que tanto poderia reverter-se em medo, agressividade  ou intolerância, entraves mais do que suficientes para a sociabilização que sempre procurámos. Para além disto, porque os cães são animais de hábitos (os homens também) poderia acontecer, como já aconteceu, que algum cão ao gostar mais da caixa, acabasse por agredir o seu dono, porque o pequeno habitáculo pode interferir nos vínculos afectivos entre homens e cães e exacerbar problemas comportamentais como a agressão.
Do ponto de vista prático e no que concerne aos seus benefícios/malefícios, o recurso ao CRATING veio dar seguimento ao que se procurava através dos cães acorrentados, método hoje ainda muito usado pelos aficionados das lutas de cães, porque tanto a caixa como a corrente têm os mesmos propósitos e dividem os mesmos problemas, apesar de 1,5 m de corrente ser substancialmente mais barato que uma caixa de inox para o efeito.
Poderá a irreverência de algum cão justificar o CRATE TRAINING? É possível que sim, depois de esgotados todos os métodos que lhe são anteriores e que não são nada poucos! Nos cães e nos homens, quando se procura uma amizade inquebrável e duradoura, a liderança deverá ser alcançada pelo exemplo e pela caminhada comum que suporta os revezes e induz à vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário