sexta-feira, 1 de junho de 2018

O MUNDO À NOSSA VOLTA: O DIA DA CRIANÇA

Hoje celebra-se internacionalmente o DIA da CRIANÇA e eu gostava de saber o que vamos celebrar exactamente, quando as crianças são cada vez menos e na Europa parecem estar em vias de extinção. Haverá neste mundo velho e farto em narcisistas lugar para as crianças? Não estaremos a morrer lentamente e sem darmos conta? Se as taxas de natalidade continuarem a baixar, daqui a um século estaremos substancialmente mais pobres, porque algumas nações, povos, e culturas desaparecerão. Por que razão são os pobres que têm mais filhos e a prosperidade parece dispensá-los?
Nas actuais sociedades, ditas democratas e livres, a vida não está fácil para as crianças, porque grande número delas provém de famílias destruídas, outras mal vêm os seus pais e muito poucas têm irmãos, o que as tornará a cada passo mais egoístas, insatisfeitas e exigentes, quando não despóticas e intratáveis, presa fácil para quem quiser abusar delas. É possível que por detrás disto tudo seja o amor que está em crise e que a sua ausência tenha alterado as nossas prioridades.
Com o número de crianças a diminuir e o dos cães a aumentar, será que num futuro próximo substituiremos o dia da criança pelo do cão? Os nossos cães são agora tratados como crianças, entendidos por muitos como filhos, quando os filhos dos outros, não muito longe de nós, morrem à fome diante da nossa indiferença. Porque tivemos necessidade de “fabricar” o dia da criança? Talvez por ser cada vez mais raro tê-las ao nosso lado e redescobrir os prazeres simples da vida, como ouvir os seus passos, sentir o seu carinho, atender aos seus desejos e alegrar-nos com elas. Vê-las crescer continua a ser a melhor motivação para irmos adiante.
Parabéns se é pai ou mãe. Obrigado por ter ajudado a plantar o futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário