terça-feira, 12 de junho de 2018

MANOBRA DE HEIMLICH EM CASOS DE EMERGÊNCIA

A MANOBRA DE HEIMLICH é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução de um corpo estranho das vias aéreas superiores em pessoas. Recebeu este nome devido ao seu inventor, o cirurgião torácico norte-americano HENRY JUDAH HEIMLICH, um judeu ashkenazi de origem húngara (03/02/1920 – 17/12/2016).
O que hoje queremos dividir com os nossos leitores é que existe também uma MANOBRA DE HEIMLICH PARA CÃES (no diagrama abaixo), um conjunto de procedimentos eficazes para valer ao seu cão quando se encontrar sufocado por um corpo estranho. A ordem que nos parece mais sensata não é a adiantada no diagrama, mas a que enumeraremos a seguir de acordo com a nossa experiência.
Importa conservar a calma e não entrar em pânico, depois há que seguir os seguintes passos para libertar a traqueia quando bloqueada por um objecto estranho: dar uma palmada entre as omoplatas do animal, em seguida segurá-lo pelas patas de trás como se fosse um carro-de-mão, para que o objecto que lhe causa desconforto seja desalojado. Se nada disto resultar e o objecto obstrutor for visível (só nesta circunstância), então há que manter as mandíbulas do animal abertas para o retirar, tendo cautela a segurar-lhe a boca, porque alguns cães, principalmente terriers, podem cerrar as mandíbulas quando se sentem em perigo. Seguidamente importa comprimir o abdómen do animal com os nossos punhos. Estes procedimentos podem salvara a vida ao seu cão, particularmente quando não tiver um veterinário por perto, pessoa que deverá ser primeiro consultada sempre que possível.
PS: Convém não confundir asfixia com tosse. 

Sem comentários:

Enviar um comentário