sexta-feira, 29 de junho de 2018

A QUE MÃOS IRÃO PARAR OS 650 GALGOS DE MACAU?

No outrora enclave português de MACAU, hoje parte integrante do território da CHINA, uma notícia relativa a cães está a preocupar a opinião pública, segundo faz saber o SOUTH CHINA MORNING POST: o destino de 650 GALGOS de competição que ficarão sem abrigo após o encerramento do CINÓDROMO macaense, o único em território asiático, que acontecerá no próximo dia 24 de Julho, altura em que ali se realizará a última corrida.
Como aqueles cães irão ficar sem teto a partir da data adiantada, o seu futuro apresenta-se incerto face aos interessados na sua adopção, o que traz preocupando ALBANO MARTINS (na foto abaixo), Presidente da Sociedade para a Protecção dos Animais (ANIMA), uma vez que há quem os queira somente para dadores de sangue, vendo nisso uma rara oportunidade de negócio, já que o sangue dos galgos é muito procurado para o e efeito, por ser mais rico em glóbulos vermelhos do que as outras raças, o que o torna bastante cobiçado pelos bancos de sangue.
Neste momento trava-se uma luta entre os defensores dos direitos dos animais e aqueles que procuram o seu sangue como provento. Os primeiros movem esforços internacionais para que a adopção dos galgos seja feita por instituições interessadas nos seu-bem estar e recolocação doméstica; os segundos mandam terceiros inscrever-se para porem os animais a render. Apesar da boa vontade da vizinha HONG KONG, esta não pode alojá-los por já ter as suas instalações cheias.
Se o dinheiro falar mais alto, o que não é raro acontecer, estes galgos acabarão como meros dadores de sangue; se os defensores dos direitos dos animais conseguirem resgatá-los a tempo, nada disso sucederá. De qualquer modo, não é fácil recolocar 650 galgos do pé para a mão. Em todos os Continentes sobram indivíduos que adoptam grande número de galgos (chegam a ir buscá-los ao estrangeiro) para abastecer com eles os diversos bancos de sangue, disponibilidade por norma bem remunerada, porque há quem se pague das transfusões e o cliente em aflição tudo paga. Ainda bem que existem donos que nada cobram pelo sangue colhido aos seus cães, porque doutro modo, alguns não hesitariam em criá-los só para serem dadores de sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário