terça-feira, 5 de junho de 2018

O CÃO DE URSOS DA CARÉLIA JÁ CHEGOU A KARUIZAWA

Já não é novidade para ninguém que somos fãs incondicionais do CÃO DE URSOS DA CARÉLIA, raça a quem anteriormente já dedicámos o texto “UM FINLANDÊS POUCO CONHECIDO: O CÃO DE URSOS DA CARÉLIA”, editado em 12/10/2014. O que não sabíamos e que pouca gente sabe é que raça já chegou a KARUIZAWA, Distrito de KITASAKU, Província de NAGANO/JAPÃO, onde se encontra instalada desde 2004.
Karuizawa é simultaneamente uma cidade e uma estância turística para onde rumam muitos casais e famílias de Tóquio, particularmente na época estival. Desde o início do Novo Milénio que a cidade andava a braços com os ursos que a invadiam à procura de comida, até que a PICCHIO, uma organização sem fins lucrativos de dedicada à conservação dos ursos, introduziu ali, no ano de 2004, Cães de Ursos da Carélia.
Esta raça é criada para avisar a presença de ursos, persegui-los e remetê-los novamente para a floresta quando invadem áreas residenciais, trabalho que evita tanto a captura como a matança de ursos para garantir a segurança pública, como já o faz nos Estados Unidos desde 1996. Karuizawa, uma popular cidade turística a 170 km de Tóquio, é o único lugar no Japão a usar Cães de Ursos da Carélia para proteger as suas áreas metropolitanas e Resorts. Desde a introdução destes cães e doutras medidas preventivas, o número de incidentes com ursos baixou drasticamente, de 255 em 2006 para 4 em 2007.
Houve em todo o país mais de 12.000 casos relatados de encontros de pessoas com ursos até Março do último ano e cerca de 100 pessoas sofreram um ataque real. Os municípios que enfrentam tal problema têm entrado em contacto com a PICCHIO, mas ela não tem podido valer a todos devido às políticas de quarentena em vigor no país, que dificultam a importação de cães e que a obrigam a importá-los dos Estados Unidos com a idade mínima de 10 meses de idade, o que a obrigou inicialmente a pagar os préstimos de organizações norte-americanas para criar e treinar estes cães. Neste momento, a organização já começou a criar estes cães em solo japonês e espera criar ainda mais se os seus esforços forem bem-sucedidos como têm sido até aqui.
JUMPEI TANAKA, um condutor canino daquele serviço, que acompanhou e trabalhou com cães da primeira geração (hoje todos desaparecidos) e que trabalha agora na cidade com a fêmea TAMA, diz que o Cão de Ursos da Carélia é uma raça muito independente, que precisa de ser temperada pela cumplicidade com os seus tratadores, o que significa ficar 24 horas por dia ao lado dos cães para que estes os aceitem. Entretanto, Karuizawa está longe de ser a única cidade japonesa que enfrenta problemas com ursos. Acerca do trabalho desenvolvido por estes cães, SHINYA KUWATA, líder do PICCHIO, disse: “É importante não matar os ursos, mas separá-los dos humanos, e ter cães pode ser uma grande força na realização de um futuro assim". Infelizmente não sei como se diz em japonês “WELL DONE”.

Sem comentários:

Enviar um comentário