terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

SNIPE: O DETECTOR DE FUGAS DE ÁGUA

O Snipe é um simples Cocker Spaniel com 16 meses de idade, um farejador por excelência, que graças ao treino de que foi alvo por parte de alguns veteranos do exército britânico, se transformou no primeiro cão inglês a detectar fugas de água e canalização danificada, vindo por isso a ser contratado pela United Utilities, empresa que abastece de água três milhões de casas no noroeste, que necessitava de um colaborador assim para detectar fugas de água no campo e em zonas húmidas, onde são de difícil detecção, já que possui 26.000 milhas de canos e repara à volta de 27.000 fugas por ano.
O dono do Snipe, o Sr. Ross Stephenson, de 32 anos de idade, gerente da Cape SPC, uma empresa que se dedica ao extermínio de pragas em Liverpool, acompanhou os seus primeiros passos laborais. O cão foi treinado com água da torneira normal que depois foi reforçada com níveis de cloro mais altos. Habitualmente eram colocados na frente do Cocker oito copos e só um tinha água com cloro. Sempre que o cão acertava, era-lhe dada uma bola de ténis para brincar como recompensa.
Depois que o acerto do cão se tornou absoluto, o seu treinador colocou os copos em diferentes ecossistemas (locais), acabando por usar somente água da torneira, derramando-a depois no solo para que o cão a procurasse, treino que transformou o Snipe num excelente detector de cloro, o que não é assim tão fácil, considerando que a água da torneira tem uma parte de cloro por um milhão de partes de água.
Já na “guerra química” que aconteceu na I Guerra Mundial, alguns cães tornaram-se especialistas na detecção do gás cloro que covardemente invadia a trincheiras, avisando os soldados alguns momentos antes da sua chegada, o tempo suficiente para que colocassem as suas máscaras e poupassem as suas vidas.
E como as conversas são como as cerejas, sempre que proceder a grandes ou demoradas desinfecções com lixívia, faça-o munido de uma protecção para os olhos, boca e nariz, debaixo do maior arejamento possível e interrompa os trabalhos de 5 em 5 minutos para respirar ar puro, particularmente se usar aparelhos micro difusores como pulverizadores ou máquinas de pressão. Por experiência própria ficámos a saber que o cloro intoxica as suas vítimas quase sem se dar por isso - somente quando queremos respirar e não conseguimos, o que poderá ser tarde mais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário