sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PELO SIM, PELO NÃO, MAIS VALE COMPRÁ-LAS!

Com a recente vaga de frio que se abateu sobre os Estados Unidos, com temperaturas negativas pouco vistas e com neve por toda a parte, torna-se complicado sair com os cães à rua, não tanto pela neve, mas por causa dos anticongelantes naturais e químicos utilizados, que são espalhados pelas estradas e calçadas de cidades e vilas, nomeadamente o sal e um anticongelante vulgarmente conhecido por etileno glicol, produto este que se constitui na maior ameaça para os cães, não só porque se cola às suas patas e causa dor, mas também porque pode ser ingerido e é altamente tóxico.
O sal mineral normalmente utilizado causa também irritação nas patas dos cães e os seus minerais em contacto com algum golpe ardem em demasia, sendo também perigoso quando ingerido, uma vez que afecta os ruins e outros órgãos dos animais. Para além disto, o sal mineral utilizado apresenta-se em pequenas bolas amarelas, o que o torna muito convidativo para os cães. Os veterinários das cidades atingidas pelos nevões aconselham três coisas aos proprietários caninos que saem à rua: que se façam acompanhar de uma toalha para limpar os seus cães sempre que necessário, que os cães saiam para o exterior ataviados de botas próprias e que os seus donos tragam consigo um anticongelante não tóxico chamado Propilenoglicol para poderem valer aos seus cães.
Do jeito que as coisas andam, com as constantes alterações climatéricas, depois de já haver nevado abaixo dos 400 metros em Portugal, pelo sim, pelo não, mais vale comprar dois pares de botas para o seu cão, que servirão tanto para as intempéries quanto para as suas deslocações às estâncias de neve, também perante mato espinhoso, pinhais com a processionária dos pinheiros, asfalto a escaldar e suspeita de produtos químicos derramados no solo. Não vale a pena comprar as botas e deixá-las num canto para alguma emergência, porque os cães precisam de se acostumar a elas para se sentirem confortáveis.
Para os problemas do solo já arranjámos safa para os cães, para os das águas nem tanto, em particular as altamente poluídas do Rio Tejo, que obrigarão por certo a um fato impermeável completo, a garrafas de oxigénio e a um capacete integral e estanque. Ironia à parte, as botas destinadas aos cães são acessórios cada vez mais necessários e por isso indispensáveis. Quer um conselho? Compre quanto antes um conjunto para o seu cão. Ele vai agradecer e você não será apanhado desprevenido! 

Sem comentários:

Enviar um comentário