quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

OIÇAM ESTA HANNAH QUE VALE A PENA!

Segundo conta o jornal inglês online “Mirror”, num artigo datado de 17 de Fevereiro último, uma veterinária de Sussex, Hannah Capon, de 39 anos, farta de abater cães por conta da artrite que geralmente afecta 25% daqueles que têm mais de oito anos de idade, decidiu em 2016 visitar os proprietários caninos nos seus domicílios, para ensiná-los a manter os seus cães saudáveis por mais tempo e impedir que venham a ser abatidos precocemente. Esta jornada de medicina preventiva prendeu-se também com a insatisfação da clínica ao ver cães com corações, pulmões e rins saudáveis serem injectados unicamente por conta da artrite dolorosa.
Hannah tem ao seu dispor para a sua campanha desta temporada 5 veterinários, 5 enfermeiras e 3 terapeutas complementares. No ano transacto, esta veterinária e o seu cão de 15 anos, o Border Collie Holly, palmilharam ao longo do South Downs Way, perfazendo 160 km em 8 dias (bela média), para aumentar a consciencialização para este problema canino. Sabendo que o velho Collie já não estava para grandes voltas, Hannah arranjou-lhe um carrinho para que nele pudesse descansar e retemperar as energias.
São sete as medidas preventivas preconizadas por esta veterinária de Sussex para ajudar os cães: aprender a ler os seus sinais de dor (eles mostram-na de modo diferente); mantenha o seu cão com um peso saudável; leve-o regularmente ao veterinário; cubra-lhe os pisos domésticos escorregadios; não o sobrecarregue com exercício; certifique-se que a cama dele é acessível, capaz e confortável, e investigue e use terapias complementares.
Hannah Capon, para além de ter ajudado centenas de cães, criou ainda um site e um fórum para os seus proprietários. Fiquemos com algumas das suas pertinentes declarações: “Como os cães não mostram a dor como os donos o fariam, estes não se apercebem quando estão em sofrimento, então eu sugeri soluções simples como fazer usos de carpetes ou tapetes. Os proprietários caninos também não entenderam que o excesso de exercício do seu cão agrava a artrite. Actividades como o uso de lançadores de bola e incentivar os cães a correr nas praias devem ser evitadas. Eu mostrei como procurar sinais de dor e fazer observações detalhadas para depois cada um mostrar ao seu veterinário. Manter um peso saudável também é fundamental ".
E como quem nos avisa nosso amigo é, não restam dúvidas que esta Hannah também o é!

Sem comentários:

Enviar um comentário