quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Uma equipa de pesquisadores chefiada por biólogos cognitivos da Veterinärmedizinische Universität Wien (Universidade Médico-Veterinária de Viena, Áustria) propõe a interacção dos cães com o computador como uma alternativa prática e válida para combater a deterioração mental que acompanha a sua velhice, através de jogos educacionais numa tela sensível (touchscreen) que funcionam como um autêntico treino cerebral.
É sabido que o treino regular do cérebro e a aprendizagem ao longo da vida criam emoções positivas capazes de diminuir a demência canina. Como os cães mais velhos não podem concorrer ao treino dos mais jovens, pelas suas limitações físicas, a alternativa proposta pelos pesquisadores austríacos acaba por contribuir indubitavelmente para a saúde e bem-estar dos cães seniores, também para aqueles que se vêem arredados do treino e privados do exercício físico recomendável.
Na pesquisa levada a cabo, os cães velhos responderam afirmativamente ao treino cognitivo baseado em jogos educacionais através do touchscreen. Convém não esquecer que os cães aprendem também na velhice, conforme mais uma vez ficou comprovado. Tal como nas pessoas, a produção de dopamina nos cães cai na velhice, levando a um declínio na memória e nas motivações, dificuldades que agora se tentam contrariar.
Os cães precisam de ser previamente treinados para usarem a tela sensível, mas depois de o conseguirem, tornar-se-ão ávidos jogadores de computador. Tem também aqui a recompensa uma importante palavra a dizer, porque o seu alcance é um importante factor para motivar os animais para algo novo ou desafiador. A equipa da presente pesquisa espera que o seu estudo motive técnicos, criadores de software e proprietários caninos interessados, visando a futura cooperação.
Lisa Wallis, a primeira autora do estudo, à guisa de conclusão disse ainda: “ A nossa abordagem científica poderá resultar num emocionante projecto de ciência cidadã para aumentar a compreensão e a importância da aprendizagem ao longo da vida dos animais". O trabalho destes austríacos vale pela inovação e muito mais valerá pelo seu proveito, directamente apontado ao bem-estar canino, independentemente da idade ou condição atlética de cada cão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário