quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

IWS: RARO, DESENGONÇADO E COM CAUDA DE RATO

O Irish Water Spaniel (IWS) é um dos Spaniels mais antigos, há evidências de que já existia no século VII DC. Já era tratado pelo nome atual em 1100, nome que englobava também os cães encontrados a Sul do Rio Shannon na Irlanda. Cão criado originalmente para cobrar caça dentro de água, veio a mostrar igual capacidade em terra firme. O “pai” dos modernos Irish Water Spaniels foi um tal de Justin McCarthy, que na década de trinta do século XIX, através de um cão chamado Boatswain padronizou a raça pela sua descendência. Como McCarthy não divulgou os seus registos de reprodução, o que torna obscura a origem da raça, há quem especule ser descendente do Caniche, do Cão de Água Português e do agora extinto Water Spaniel.
Estamos a falar de um cão que oscila entre os 56 e 61cm, que pesa de 25 a 30 Kg, cor de fígado, robusto e natural da Irlanda, que não larga pêlo e que apresenta “cauda-de-rato”, marca que o distingue dos outros Spaniels de pêlo de arame e de os restantes cães de água seus análogos. Possui as patas espalmadas para lhe facilitar a natação, perfila-se erecto, indicia inteligência, é de construção sólida e neste momento encontra-se em vias de extinção.
Não há um comportamento típico da raça, porque nela subsistem indivíduos totalmente antagónicos, que vão desde os energéticos e extrovertidos aos tímidos que só se sentem bem dentro de casa. Com a chegada da maturidade sexual estes cães podem alterar o seu comportamento e vir a comportar-se de modo diferente, pelo que o comportamento de cachorro não é garante de igual comportamento em adulto. Contudo, os Irish Water Spaniels são excelentes cães de família (invariavelmente muito ternos para os seus proprietários), que adoram a vida e não se escusam a um sem número de disparates. Abraçam sem maior dificuldade qualquer desporto moderno canino, por norma toleram estranhos e são confiáveis entre crianças bem-educadas.
O Irish Water Spaniel é um cão fácil de treinar mas exige paciência e muita recompensa, porque satura-se facilmente, abomina o trabalho sistemático e quando contrariado não cede, pelo que o reforço positivo e a alteração das actividades são o melhor antídoto para a sua resistência. Em simultâneo, exige muita actividade física diária, já que podem andar um dia inteiro a caçar sem demonstrar cansaço. Não é um cão para apartamento e quando confinado tende a ser hiperactivo e destruidor. Uma vez aceite a liderança do dono, o IWP deverá ser objecto de aproveitamento em aulas avançadas de obediência ou agility. A sociabilização precoce e frequente é indispensável para a construção de um Irish Water Spaniel equilibrado, para que não desconfie de estranhos ou venha a ser tímido e temeroso.
Os Water Spaniels são cães muito felizes e sempre insistem em mostrar a sua felicidade, nem sempre com o cuidado necessário, porque debaixo do seu entusiasmo são capazes de partir qualquer coisa à sua volta. Diz que os treinou que os comandos de “quieto” e “deita” são fundamentais para o seu controlo inicial. À parte disto, os machos são agressivos uns com os outros e todos são propensos a perseguir gatos e outros animais domésticos menores, pelo que deverão ser separados e alojados até se encontrarem completamente sociabilizados.
A esperança média de vida do Irish Water Spaniel oscila entre os 10 e os 13 anos. As suas doenças mais comuns são: otites, displasia do cotovelo, displasia coxo-femoral, displasia folicular, epilepsia, entrópio, cataratas, distiquíase, megaesófago e hipertiroidismo. Apresentam ainda sérias reacções adversas a medicamentos como a Ivermectina e as sulfamidas, pelo que usar Ivomec neles pode ser-lhes fatal. Raríssimos na Irlanda e no Reino Unido, o seu maior número encontra-se nos Estados Unidos, país preferencial para os emigrantes irlandeses que acabaram por levar alguns exemplares consigo. Quer se goste ou não, o Irish Water Spaniel é um caçador inveterado e um excelente cão de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário