terça-feira, 17 de novembro de 2020

UM MILHÃO E 600 MIL EUROS A VOAR


Lamentavelmente tenho assistido à ruína de alguns columbófilos ao longo dos anos, desporto que tem sido responsável por vários dramas conjugais e familiares, quando vivido cegamente e para além das posses de cada um, por ser uma actividade lúdica demasiado dispendiosa para quem a vive apaixonadamente (na canicultura empobrece-se mais devagar). No passado Domingo, um pombo-correio de criação belga foi leiloado e adquirido por um comprador chinês pelo preço recorde de 1,6 milhões de euros, durante uma venda online organizada pela plataforma especializada Pigeon Paradis (PIPA).
 

New Kim, fêmea de um renomado criador da região de Antuérpia, torna-se assim na ave mais cara da sua espécie no mundo, vencendo outro pombo da Flandres, o macho Armando (na foto abaixo), produto do mesmo criador que foi vendido em 2019 por 1 milhão e 250 mil euros, de acordo com executivos da PIPA. 

“Considero um recorde mundial, nunca houve uma venda a um preço tal que esteja atestado num documento oficial”, disse Nikolaas Gyselbrecht, fundador e CEO da PIPA. “Não pensei que poderíamos chegar a esse valor. Ele (o comprador cuja identidade não foi especificada) vai, sem dúvida, querer acasalá-la com machos ”, acrescentou, destacando que esta fêmea vem de uma linhagem prestigiosa.

Em 2018, New Kim ganhou o título de "National Ace Pigeon Grand Middle-distance Pigeon" particularmente graças às suas actuações nas competições de Châteauroux e Argenton-sur-Creuse na França, de acordo com o adiantado pela PIPA. Os pombos de elite europeus nos últimos anos têm vindo a tornar-se cada vez mais populares em todo o mundo, especialmente na China, onde o desporto do pombo pode gerar ganhos enormes. O interesse de compradores abastados, da Ásia ou dos países do Golfo, fez disparar os preços destes "campeões", cuja performance consiste em regressar primeiro a casa, instintivamente, depois de terem percorrido centenas de quilómetros.

A criação de pombos é uma tradição fortemente enraizada na Bélgica, na Holanda e no norte da França. Segundo Nikolaas Gyselbrecht, só na Bélgica existem cerca de 20.000 criadores de pombos destinados a competições de alto nível. New Kim foi criado no pombal de Gaston e Kurt Van De Wouwer no município de Berlaar, distrito de Mechelen, nos arredores de Antuérpia. Os dois criadores, pai e filho, venderam no mesmo dia (domingo) a sua colónia toda (calculamos que bem vendida).

Desejamos que a pomba de 1,6 milhões de euros não contraia nenhuma doença durante a sua viagem prà China que venha a impedi-la de acasalar? Haverá algum seguro que cubra um animal destes? Se há, o seu novo proprietário já o fez! Alguém tem dúvidas acerca de quem são os novos-ricos deste mundo? Sempre gostava que me explicassem como é que o dinheiro de todos, o nosso e o dos outros, foi parar à China.

Sem comentários:

Enviar um comentário