quarta-feira, 18 de novembro de 2020

BRITISH COLUMBIA A BRAÇOS COM A TOSSE DO CANIL

 

A British Columbia (Colúmbia Britânica), informalmente conhecida como BC, é a província mais ocidental do Canadá, a única que é banhada pelo Oceano Pacífico e a 3ª maior e mais populosa do país, atrás de Ontário e do Quebec. Lá, a sociedade de veterinários notou que este ano há mais cães infectados com a tosse do canil do que nos anos anteriores, suspeitando que esse aumento se deva à pandemia do coronavírus. Um dos directores da sociedade, o Dr. Fraser Davidson, confirmou que a quantidade de cães que entram nos consultórios veterinários com tosse do canil é maior do que o normal. “Acho que nunca vi tantos cães infectados a chegar num período de tempo tão reduzido como nas últimas semanas”, disse ele. Davidson disse que o aumento pode ser devre-se ao facto de muitas pessoas terem “cães pandémicos” no início deste ano, à medida que foram forçadas a confinamentos e incapazes de expô-los ao mundo exterior como o faziam anteriormente.

Davidson explica: “Eles terão possivelmente um sistema imunológico muito mais fraco do que o encontrado num cachorro que sempre foi exposto a várias coisas ao longo da vida” e “Como as pessoas simplesmente não estão sair e a socializar os seus cães tanto como nos anos anteriores, o sistema imunológico destes cães não foi desafiado num grau baixo como faria normalmente.” Este clínico diz que outro dos motivos possíveis pode estar ligado ao trabalho dos grupos de resgate de cães, que acabam por trazer animais de todas as partes do mundo, carregando consigo novas estirpes da doença para as quais os cães locais não têm defesas. Depois de esclarecer à “globalnews.ca” que a tosse do canil é extremamente contagiosa nos cães e pode ser grave em cachorros e cães com o sistema imunológico fraco, o Dr. Davidson aconselhou os proprietários caninos da BC a terem as vacinas dos seus animais em dia e se porventura tossirem, devem mantê-los longe dos outros cães e levá-los de imediato ao veterinário.

Há anos que não temos entre nós um só cão infectado com esta doença, porque temos como procedimento vacinar os nossos cães em Setembro e reforçar a vacina no início da primavera (quando necessário). Não vacinar os cães contra esta doença altamente infecciosa, outra coisa não é que uma tremenda irresponsabilidade, porque para além não proteger o seu cão, poderá estar a contribuir para a propagação da doença. Esperamos que a infecção pela Tosse do Canil seja rapidamente debelada em terras canadianas e que aqui isso nunca chegue a acontecer entre nós, o que está nas mãos de cada um de nós. Entretanto saia com o seu cão à rua para não lhe enfraquecer o sistema imunológico, tendo o cuidado de respeitar as medidas preventivas contra o SARS-CoV-2 adiantadas pela Direcção Geral de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário